Breaking News

Nova tecnologia

Nova tecnologia realiza a leitura de placas e impede a entrada de veículos sem autorização em condomínios.

Através da leitura de placas, é possível aumentar o rigor no controle de acesso ao não depender de avaliação humana para evitar invasões. 

A fabricante sueca Axis Communications e a desenvolvedora brasileira Pegasus Tecnologia, que atuam no setor de videomonitoramento, lançaram um sistema de controle de acesso com leitura de placas embarcado nas câmeras, para aprimorar a segurança de estacionamentos em condomínios residenciais e comerciais. O sistema PlateView Embedded impede a entrada de veículos não-cadastrados e registra os horários de entrada e saída dos veículos cadastrados, permitindo que o porteiro se concentre em outras funções.

Criado no Brasil, o PlateView Embedded responde à crescente demanda por um controle mais rigoroso no acesso de fornecedores, empregados e visitantes em condomínios verticais e horizontais, com uma combinação inédita de tecnologias que elevam a segurança dos moradores. Nos condomínios que contam com garagista ou segurança exclusivamente para verificar a chegada de veículos, é possível liberar o profissional para outras atividades.

A própria câmera faz o processamento e armazenamento das imagens, dispensando investimentos em servidor e storage. Com resolução Full HD, a câmera AXIS M1125-E captura as placas dos veículos e opera, por si só, os algorítmos do software da Pegasus. Entre a leitura da placa e a liberação do portão, o tempo total é de até dois segundos. Caso a placa não corresponda às listadas na base de placas autorizadas, o portão permanece fechado. 

A gestão das listas de placas é feita através de uma interface amigável, em Português, que permite acrescentar ou retirar autorizações facilmente. “Se um contrato de aluguel se encerra, por exemplo, é possível listar a placa do veículo do ex-morador para impedir seu acesso, mesmo que ele conheça o porteiro”, explica Amaro Monteiro, diretor da Pegasus Tecnologia.

Além disso, todos os horários de entradas e saídas de cada veículo ficam registrados no cartão de memória inserido na câmera. Ao utilizar o cartão de memória AXIS microSDXC com espaço de 64GB, o condomínio pode cadastrar até mil veículos por câmera.
Condomínios que preferirem manter seus atuais sistemas de controle de acesso veicular, automatizados ou não, poderão utilizar a nova tecnologia de leitura de placas como um reforço à segurança atual. Quando o sistema identificar um veículo não cadastrado ou em lista negra, poderá enviar um alerta à portaria ou e-mail ao síndico, sem no entanto impedir ou liberar qualquer acesso.

Para Andrei Junqueira, gerente de Vendas da Axis, a possibilidade de utilizar a solução tanto para o controle de portões quanto apenas reforçando a segurança dos moradores com alertas mostra que o lançamento pode ser aplicado em qualquer situação. “Não importa se o condomínio prefere controlar o portão por outros meios: agora, os moradores podem proteger seu espaço contra o ingresso de prestadores de serviço desautorizados, visitantes indesejados e qualquer veículo usado por potenciais criminosos”, afirma Junqueira.

A solução de leitura de placas composta por câmera AXIS M1125-E, licença PlateView Embedded permanente, suporte anual da Pegasus e cartão de memória de 64GB otimizado para videomonitoramento tem preço sugerido ao cliente final de R$ 9.916, mais impostos estaduais.

Sobre a Axis Communications
A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento e desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2100 funcionários dedicados em mais de 40 países e opera através de uma rede global de mais de 80 mil parceiros. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.

Sobre a Pegasus Tecnologia
A Pegasus Tecnologia desenvolve soluções diferenciadas usando análise de vídeo, visando melhorar a gestão nos processos de controle de acesso. A Pegasus Tecnologia busca a liderança no mercado nacional de softwares analíticos, e a sua equipe de pesquisa e desenvolvimento é composta de doutores, mestres e especialistas em reconhecimento de imagens e sistemas embarcados. A Pegasus Tecnologia já desenvolveu diversos softwares analíticos, como o reconhecimento de placas, códigos de contêineres, dimensões de caixas, face, fluxos, entre outros. Fundada em 1997, a Pegasus Tecnologia já recebeu vários prêmios por projetos inovadores com o uso de reconhecimento de imagens.

Fonte: Trópico Comunicação 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço