Breaking News

Iasep informa que os pagamentos do João XXIII estão atualizados

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) informa aos usuários que o pagamento ao Hospital Maternidade João XXIII, do município de Santarém, está em dia e não há atrasos nos repasses de recursos, como está sendo informado. 

O hospital recebeu do Governo do Pará oito faturas nos últimos quatro meses, referentes ao atendimento médico e hospitalar aos segurados do plano em Santarém. O último pagamento foi feito no dia 15 de abril de 2016. As informações são do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) e podem ser consultadas no Portal da Transparência.

Sobre a paralisação dos atendimentos naquele Hospital, o Iasep informa que há divergência de cobrança de atendimentos de urgência/emergência, motivo pelo qual o instituto está reanalisando a fatura apresentada pela empresa. Por conta disso o Hospital João XXIII cancelou os atendimentos aos segurados. A medida foi adotada pela empresa às vésperas do feriado de 21 de abril e divulgada através das redes sociais via internet.

A medida de reanálise das contas foi adotada pelo Iasep como base no Ofício 048/2016, de 31/03/2016, da promotoria de Justiça Cível e de Defesa Comunitária e Cidadania do Ministério Público do Estado (MPE), a partir de denúncias feitas pela comissão denominada “Todos pela saúde do Iasep”, composta por segurados do plano em Santarém.

De acordo com o ofício encaminhado pelo MPE ao Iasep, os servidores que representam a comissão disseram à promotoria, “que para o referido hospital, segundo o Portal da Transparência, o Instituto mantém o pagamento em dia, nos moldes do contrato, já que pode ser efetivado em até 90 dias”. Os servidores disseram, ainda, ao MPE, que tomaram ciência de que as consultas de urgência/emergência são mais caras que as consultas eletivas (agendadas) e “afirmam que só então compreenderam as razões pelas quais o Hospital sempre encaminhava os usuários para a emergência”.

Em resposta ao MPE, sobre os valores diferenciados de consultas e eletivas e de urgência, o Iasep informou que, assim como outros planos de saúde, o Instituto possui diversas modalidades de serviços contratados, dentre as quais as modalidades de pacotes de procedimentos, regulados e auditados normalmente, conforme contratos, nos quais são considerados diversos itens a serem analisados, como o uso de medicação e o tempo de internação.

Sobre os atendimentos de urgência/emergência do João XXIII, o Iasep informou que realizaria reforço na auditoria de contas médicas hospitalares, a fim de analisar se houve atendimento irregular e que, via de regra, não há como o hospital produzir atendimento de urgência sem a anuência do próprio servidor segurado.

Fonte: IASEP

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço