Os erros comuns que enfraquecem a sua senha "forte"
Se você é um usuário experiente, deve saber as melhores recomendações quando se trata de senhas: evite nomes de pessoas conhecidas ou animais de estimação; misture letras e números; altere sua senha regularmente; e assim vai. No entanto, alguns truques que usamos para fortalecer nossas senhas podem na verdade torná-las mais suscetíveis a invasões.
Jeff Fox, do site State of the Net, diz que uma senha longa não é necessariamente segura. Há padrões comuns que as pessoas usam e que acabam tornando as senhas mais óbvias - e mais fáceis de serem descobertas à força por um software hacker. Eis três exemplos:
uma letra maiúscula seguida por cinco letras minúsculas e 2 números (exemplo: Dulith57)
uma letra maiúscula seguida por três letras minúsculas e 4 números (exemplo: Itio1981)
Quando vaza um banco de dados com senhas criptografadas, hackers tentam descobri-las a qualquer custo - e esses padrões relativamente simples só ajudam o trabalho deles.
Há outros erros comuns ao se criar senhas, listados a seguir:
começar com uma letra maiúscula, seguida por letras minúsculas
colocar números, especialmente dois ou quatro deles, antes ou após as letras
não usar dois caracteres especiais na mesma senha
Por isso, evite começar uma senha com letra maiúscula; evite palavras e frases; e não repita os mesmos caracteres especiais (como &&), nem coloque números um ao lado do outro.
A forma mais simples de criar uma senha segura e fácil de lembrar é criar uma sigla com a primeira letra de uma frase: por exemplo, envdnimc ("eu não vou deixar ninguém invadir minha conta"). Coloque números e caracteres especiais para deixá-la mais forte - seguindo as dicas acima, pode ser &nvdn1mc@.
E não dependa de verificadores de senha para ver se ela é forte ou não: Fox diz que eles estão muitas vezes completamente errados. É mais um sinal de que as senhas de computador são um pesadelo - até o criador delas parece concordar.
Nenhum comentário
Postar um comentário