Breaking News

Cientistas desenvolvem técnica que recarrega bateria de celular com urina

Artigo diz que energia é suficiente para enviar SMS e fazer ligação rápida. Pesquisadores querem criar agora bateria com combustível microbiano.

Uma equipe de cientistas britânicos afirma ter conseguido desenvolver um mecanismo que permite recarregar parcialmente a bateria de um telefone celular usando apenas urina.

Em um artigo publicado pela revista da Real Academia de Química, os cientistas afirmam que já é possível produzir energia elétrica suficiente para enviar mensagens de texto, usar a internet e fazer uma rápida ligação telefônica.

De acordo com o artigo, os especialistas agora esperam poder desenvolver a tecnologia das baterias com combustível microbiano que permitam recarregar totalmente um celular.

"Utilizar um produto de dejeto como fonte de eletricidade é notável. Estamos muito entusiasmados porque se trata da primeira vez que se consegue isso", afirmou o cientista Ioannis Ieropoulos, que participou nos estudos conjuntos entre as Universidades de Bristol e do Oeste da Inglaterra, além do Laboratório de Robótica de Bristol.

"A beleza disso tudo é que não estamos nos apoiando na natureza errática do vento ou do sol: a urina é uma fonte sem fim", afirmou Ieropoulos, especialista em eletricidade microbiana.
A tecnologia das baterias de combustível microbiano permite produzir eletricidade diretamente através da degradação da matéria orgânica, abrindo assim o caminho para o desenvolvimento combustíveis de muito baixo custo e, inclusive, gratuitos, como a urina. Neste caso, a urina permite estimular os micróbios que geram eletricidade.

"Fazer uma ligação é a operação que exige mais energia de um telefone celular, mas chegaremos ao ponto em que poderemos carregar a bateria para períodos longos", afirmou Ieropoulos. 

Veja o video abaixo:


Fonte: Inglaterra

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço