Breaking News

Jon Kabat-Zinn - Congresso Internacional de Mindfulness


Congresso Internacional de Mindfulness acontece em São Paulo e traz os principais nomes mundiais da prática da Atenção Plena. Jon Kabat-Zinn, criador do Mindfulness, participará do encerramento do evento.

Desde 2014 acontece anualmente, alternando a localização entre o Brasil e a Espanha, o Congresso Internacional de Mindfulness, que este ano está em sua 6ª edição. O evento é uma colaboração entre o Centro Mente Aberta (Centro Brasileiro de Atenção e Promoção da Saúde) e o Centro WebMindfulness, da Universidade de Zaragoza, na Espanha. Este evento de 2019 terá foco especial na "Implementação da Plenitude e Compaixão na Sociedade e Políticas Públicas" e tem como objetivo apresentar as evidências científicas mais atualizadas sobre Mindfulness e Compaixão, especialmente no contexto Ibero-latino-americano, sendo um evento de referência em toda a América Latina e Ibero-América. 

Com uma agenda robusta e diversificada dentre as áreas de atuação do Mindfulness, o destaque do Congresso fica por conta da participação do criador da prática da Atenção Plena, Jon Kabat-Zinn, que fará o encerramento do evento via vídeo conferência. 

Jon Kabat-Zinn criou o MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction) ou Programa de Redução do Estresse baseado em Mindfulness no fim dos anos 70, dentro do Hospital Geral da Universidade de Massachusetts (EUA), e sua intenção principal era tornar os conceitos e práticas de Mindfulness acessíveis a qualquer pessoa, numa linguagem laica e
científica, não religiosa. 

Kabat-Zinn é PhD em biologia molecular pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e juntou sua longa experiência pessoal com o budismo zen e a ioga, com seu background científico, criando um programa estruturado para a prática e ensino de mindfulness. Por ser estruturado e não religioso e com conteúdo claro e conhecido, o programa atraiu a atenção de pesquisadores mundo afora, gerando um "boom" de estudos científicos sobre mindfulness, com milhares de artigos publicados até o momento - influenciando, também, a criação de diversos outros tipos de programas baseados em  mindfulness, como o MBCT Mindfulnessbased Cognitive Therapy). 

Além de Jon Kabbat-Zinn, o Congresso também contará com nomes de peso como Dr. Marcelo Demarzo, Javier Garcia-Campayo, Sara W. Lazar, Lasana Harris, Willem Kuyken, Jean Kristeller, Robert Roeser, Jesus Montero-Marin, Fernando A. de Torrijos. 

Mais informações e inscrições para o evento em http://mindfulnessmeeting.com/

Referências: 


-

Fonte: Mariana Lanfranchi Pedrozo

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço