Breaking News

Cogumelo: o ingrediente do outono e seus benefícios


Muito presente nos pratos da meia-estação, os cogumelos acumulam uma vasta lista de benefícios para o organismo: ajudam no funcionamento do cérebro, protegem o coração, reforçam a imunidade, e são fonte de proteínas para veganos e vegetarianos

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti explica as qualidades do consumo e sugere três receitas para colocar em prática. 

Considerado um tipo de superalimento, os cogumelos têm conquistado cada vez mais espaço na mesa e no paladar dos brasileiros, principalmente no outono, época em que a procura por pratos quentes e acolhedores aumenta.

Se o sabor e a textura já eram grandes atrativos, as inúmeras vantagens nutricionais que os fungos comestíveis proporcionam somam ainda mais pontos para inseri-los no cardápio do dia a dia.

“Os cogumelos são fontes de vitaminas do complexo B, e possuem propriedades que atuam favorecendo o sistema nervoso central (parte que comanda as atividades do corpo), e a capacidade cognitiva”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Além disso, um estudo recente da Universidade de Cingapura apontou que consumir cogumelos pode ajudar a reduzir o risco de perda de memória em pessoas da terceira idade.


Para os fãs do ingrediente, a lista de benefícios ainda vai longe: o shimeji, por exemplo, é rico em potássio, substância que ajuda a regular a pressão arterial e a manter o coração saudável. Esse elemento também auxilia no balanço dos eletrólitos no sangue, sendo muito indicado para quem pratica atividades físicas ao ar livre.

O fósforo, outro mineral encontrado, atua melhorando a saúde óssea, dentária e muscular. Já o selênio, também presente nos cogumelos, é importante para reduzir os efeitos dos radicais livres, combatendo o envelhecimento celular precoce e o aparecimento do câncer.

Eles ainda fornecem uma boa quantidade de proteínas, quando comparados com outras fontes que não são de origem animal, por isso, são recomendados para dietas veganas e vegetarianas. Entretanto, devem ser combinados com outros alimentos proteicos para que o aporte final seja suficiente para o organismo.

Segundo a nutricionista, também é comprovado que o consumo de alguns tipos como o shitake e o champignon, fortalecem o sistema imunológico. Mais um motivo para ter os fungos comestíveis no prato durante o outono? Eles são ricos em vitamina C, que previne doenças comuns nessa época do ano, como gripes e resfriados.

E, por último, para quem se preocupa com a balança, uma boa notícia: os cogumelos têm baixo valor calórico e de gorduras, sendo ótimos aliados em estratégias para controle e redução de peso. Não só isso, as fibras presentes favorecem a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.


Confira as receitas sugeridas por Renata Guirau.

RECEITAS
Strogonoff de cogumelo
Ingredientes
• 200g de shimeji
• 200g de shitaki
• 2 cebolas médias picadas
• 2 tomates picados
• 3 dentes de alho amassados
• 1 colher de manteiga
• 1 colher de farinha de trigo
• 250 ml de leite
• 100g de queijo parmesão ralado
• Sal e azeite a gosto
Preparo
1) Aqueça o azeite e  refogue a cebola
2) Acrescente os cogumelos picados e o tomate
3) Acerte o sal e deixe cozinhando
Para o molho:
4) Aqueça a manteiga e refogue o alho
5) Acrescente o leite e a farinha de trigo, cozinhando até que comece a engrossar
6) Coloque o queijo ralado, e cozinhe por mais 5 minutos.
7) Junte o molho aos cogumelos cozidos, e sirva em seguida

Risoto de Cogumelo
Ingredientes
• 250g de cogumelo shitaki fatiado
• 1 cebola média picada
• 3 dentes de alho amassados
• 1 xícara de arroz arbóreo
• ½ xícara de vinho branco seco
• 80ml de suco de limão siciliano
• 150g de queijo parmesão ralado
• Sal e cebolinha a gosto
• 1 litro de caldo de legumes caseiro*
• 2 colheres de sopa de azeite

Preparo1) Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho
2) Acrescente os cogumelos picados e refogue bem
3) Acrescente o arroz, o vinho e o suco de limão siciliano e deixe evaporar
4) Vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre em fogo baixo
5) Tempere com sal a gosto
6) Quando o arroz estiver al dente e com consistência cremosa, acrescente o queijo e desligue o fogo
7) Finalize com a cebolinha picada e sirva em seguida.
Para o caldo de legumes
Em um litro de água cozinhe:
1 cenoura
1 cebola
1 dente de alho
1 talo de salsão
3 folhas de louro
Sal a gosto


Shimeji Refogado
Ingredientes• 2 xícaras de shimeji picado 
• 1 colher de sopa de manteiga 
• 50 ml de molho shoyu
• 2 colheres de sopa de salsinha picada

Preparo
1) Aqueça a manteiga em uma panela
2) Acrescente o shimeji picado quando a manteiga estiver derretida
3) Junte o molho shoyu e refogue até que o shimeji fique bem cozido
4) Desligue o fogo, acrescente a cebolinha picada, e sirva em seguida

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui 43 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goias e Distrito Federal. Com quase 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Fonte: Fernanda Martins

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço