Breaking News

Capacitações do Selo UNICEF chegam a Santarém e região

Fábio Morais, do Selo Unicef no Pará, reúne com conselheiros e técnicos de prefeituras em Santarém

Fábio Morais, coordenador do selo Unicef no Pará
Depois dos municípios da Região Metropolitana de Belém (PA), São Luís (MA), Rondônia e Manaus (AM), agora será a vez dos conselheiros e articuladores dos municípios do Oeste do Pará participarem do 1º Encontro de Capacitação sobre a Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016. A reunião começa nesta terça-feira,18, e segue até a próxima quinta-feira, 20, com técnicos das prefeituras. Vão participar da capacitação os seguintes municípios: Almerim, Altamira, Anapú, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santarém, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.

Um dos objetivos do encontro é fortalecer a capacidade dos técnicos de identificar situações de violações de direitos de crianças e adolescentes, bem como propor ações e monitorar resultados. “Hoje é possível dizer exatamente como vivem as crianças e adolescentes dessa região? Vamos discutir isso e avaliar o que precisa ser melhorado na identificação dos desafios. Com essas informações, é possível traçar um plano de enfrentamento das violações de direitos”, disse o coordenador do escritório do Unicef no Pará, Fábio Morais, que estará em Santarém durante toda a semana.

A dinâmica do encontro é lúdica, com teatro, simulações a apresentações sobre a Metodologia do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016.

Além de Santarém, também vão participar de encontros em seus estados os conselheiros e articuladores dos municípios de Parauapebas, no Pará, além da segunda rodada de capacitações em São Luís e em Palmas, no Tocantins. Na primeira rodada de capacitações, cerca de 300 conselheiros e articuladores participaram das capacitações. Para as próximas semanas foram convidados mais de 300 pessoas em todos os estados.

Após os processos de adesão, as capacitações do Selo UNICEF são o primeiro contato dos participantes com a metodologia do Selo, as expectativas do UNICEF e seus parceiros com relação às ações que deverão ser empreendidas a até 2016, os objetivos e, sobretudo, as ferramentas que as equipes municipais podem utilizar para diagnosticar a situação de crianças e adolescentes nos municípios, as estratégias de enfrentamento das violações e o monitoramento de resultados. Para realizar todas essas etapas, os conselheiros e articuladores são orientados a como devem fazer o 1º Fórum Comunitário (obrigatório para a participação) e a operação do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SOMA), uma plataforma virtual para constituição de dados sobre crianças e adolescentes, serviços e outras informações importante.

A forma de envolver os municípios e repassar os conteúdos é sempre lúdica. Em Belém, foram feitos “programas de auditório”, apresentação teatral, música, poesia, além da leitura do materiais repassados pelo UNICEF  aos representantes dos municípios: os guias do 1º Fórum Comunitário e sobre a Metodologia do Selo, além de um CD com mapas, vídeos e outros materiais que vão subsidiar os municípios a realiarem as etapas do Selo de forma autônoma e independente.  “Pensamos essas metodologias para que as equipes nos municípios se sintam informadas, e, sobretudo, motivadas a realizar as atividades do Selo. A ideia é que eles contem sempre com o UNICEF e seus parceiros, mas consigam caminhar por conta própria a partir das competências locais”, explicou Fábio Morais.

LOCAL: Escola do Bosque

Rua Bartolomeu Gusmão, S/N. Aeroporto Velho

Das 8h00 às 18h00

Data: 18, 19 e 20/03.

CRONOGRAMA DO 1º ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF

Rio Branco (AC) – 12, 13 e 14 de março

Santarém (PA) – 18, 19 e 20 de março

Palmas (TO) – 18, 19 e 20 de março

Parauapebas – 25, 26 e 27 de março

São Luís – 17, 18 e 19 de março

Cuiabá (MT) – 1, 2 e 3 de abril

O SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO

O Selo UNICEF Município Aprovado é a contribuição do UNICEF para o cumprimento da Agenda Criança Amazônia. Ele parte do princípio de que cada município da Amazônia pode fazer muito pelas crianças e pelos adolescentes. Se cada município transformar os direitos da criança numa prioridade local, certamente a região vai dar um salto importante na conquista de um presente e de um futuro mais digno e sustentável.

É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

O UNICEF contribui para o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar a participação deles na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida de crianças e adolescentes.

Todos os municípios da Amazônia Legal brasileira foram convidados a participar. Inscreveram-se mais de 600 municípios localizados em nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os bons resultados alcançados no Semiárido demonstram que a metodologia também pode contribuir muito para melhorar os indicadores sociais dos municípios da Amazônia.

Os municípios são capacitados e recebem guias de orientação para o planejamento e o desenvolvimento de ações voltadas para o alcance de objetivos em três eixos: Impacto Social. Gestão de Políticas Públicas; Participação Social.

Os municípios inscritos no Selo são divididos em subgrupos de avaliação, definidos segundo critérios como renda, população e condições de vida de suas crianças e adolescentes. Cada município é comparado somente com aqueles do mesmo estado e com situação socioeconômica semelhante. Todos os participantes são avaliados sob os mesmos critérios e em períodos equivalentes.

A entrega do Selo será realizada no final de 2016.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço