Breaking News

PJe 2.1 entra em funcionamento


Mudança de versão foi apresentada em reunião nesta segunda-feira. Diego Leitão, secretário de informática do TJPA durante apresentação da versão 2.1 do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A versão 2.1 do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) entrou em funcionamento no Judiciário paraense às 6 horas desta segunda-feira, 20, após passar por um período de migração de sua versão anterior, 2.0. Em uma reunião ocorrida na sede do Tribunal de justiça do Pará (TJPA), o secretário de informática do TJPA, Diego Leitão, apresentou ao presidente do TJPA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, o resultado do roteiro de atividades executadas durante a mudança de versão do sistema.

O secretário explicou na ocasião que o sistema PJe 2.1 começou a operar com duas horas de antecedência do horário previsto. Durante o período de mudança, que iniciou na última quinta-feira, uma série de testes e correções de erros foram feitos, com o auxílio da equipe técnica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especializada em Desenvolvimento e Infraestrutura, que acompanha, em conjunto com a equipe local do PJe, a entrada em funcionamento da nova versão.

“Foi um trabalho grande, um trabalho arriscado, vários tribunais que passaram pela implantação tiveram problemas. Tivemos alguns, mas foram poucos, e conseguimos entrar com a nova versão duas horas antes do previsto”. Diego Leitão disse ainda que o Pje 2.1 ainda está em monitoramento, porque podem ocorrer alguns problemas pontuais, que não prejudicam a totalidade de sua operação.


A versão 2.1 do PJE tem a possibilidade de ser utilizada de forma integrada por tribunais de todo o país, que não existia na antiga versão, já que a aplicação operava apenas no âmbito do estado do Pará. Entre outras atualizações, o sistema absorve módulos desenvolvidos separadamente, com atenção às atribuições de cada usuário e de acordo com o ramo da Justiça ou área de atuação. 

O sistema também conta com um Módulo Criminal, que servirá para atuação nos processos produzidos durante a fase de instrução e tornará possível a implantação do PJe nas Varas de competência criminal. A nova arquitetura do PJe, baseada em microsserviços, permite que melhorias sejam acrescentadas à plataforma em forma de módulos. Outra atualização do PJe 2.1 aprimorou a funcionalidade do Painel do Magistrado, que agora dinamizará o registro de decisões de colegiados. 

Para o presidente do TJPA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, a nova versão do sistema confere mais celeridade à prestação jurisdicional. “Quem ganha é o jurisdicionado, os servidores e magistrados. Isso demonstra que quando se quer, existe boa vontade e uma equipe madura, as coisas dão certo. Adquirimos experiências de outros tribunais, que implantaram o sistema anteriormente e vimos as dificuldades pelas quais passaram, e com isso conseguimos superar os obstáculos”, avaliou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages, que  realizou visita de cortesia ao prédio-sede do TJPA, participou da reunião, que teve a presença da vice-presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; do presidente da Comissão de Informática do TJPA, desembargador Luiz Neto; dos juízes auxiliares da presidência Geraldo Leite, Luana Santalices e Fátima Alves; da equipe técnica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especializada em Desenvolvimento e Infraestrutura; do chefe de Gabinete da Presidência do TJPA Miguel Alves; do diretor do departamento de comunicação do TJPA, Linomar Bahia e da analista judiciária da Secretaria de Administração, Alice Viana.

Fonte: TJPA / Érika M Nunes

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço