Breaking News

Nevoeiro pode ter causado acidente que matou Kobe Bryant

Bryant diante do helicóptero, durante uma campanha 
especial que envolveu uma pintura especial na aeronave.

Acidente com Kobe Bryant pode ter sido um voo inadvertido contra o terreno. Acidente com Kobe Bryant pode ter sido um voo inadvertido contra o terreno.

O mundo do esporte recebeu na tarde de domingo (26), a trágica notícia da morte de Kobe Bryant, ex-ala-armador e estrela do time de basquetebol Los Angeles Lakers. O acidente envolvendo um dos mais sofisticados helicópteros do mercado, o Sikorsky S-76B pegou a toda comunidade aeronáutica de surpresa, ao mesmo tempo, o mundo do esporte chora a partida de um de seus maiores ídolos.

O modelo é considerado um dos mais versáteis helicópteros médios da atualidade. O S-76 é uma aeronave para até 16 passageiros, sendo amplamente utilizado no transporte de autoridades e até mesmo voos offshore, atendendo plataformas de petróleo em alto mar. A aeronave utilizada por Kobe Bryant, registrado como N72EX, foi fabricado em 1991 e mantinha condições de voo de acordo com as rígidas exigências da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos.

O áudio e dados de radar divulgados mostram que a aeronave voava nas proximidades de Los Angeles, com condições climáticas adversas e visibilidade restrita. Todavia, por regras de tráfego aéreo existe a possibilidade de voar visual mesmo com restrição de visibilidade, desde que atendendo a estritas regras de voo. 


O chamado VFR Especial (SVFR) atende algumas normas onde as condições permitem o piloto manter contato visual com o lado externo, sem ter de recorrer a um voo por instrumentos. Nos Estados Unidos as regras para o SVFR mostram que aeronave pode voar em áreas congestionadas em uma altitude de pelo menos 1.000 pés acima do obstáculo mais alto. Em casos de áreas não congestionadas a restrição passa uma altitude de pelo menos 500 pés acima da superfície.

LEIA TAMBÉM

Segundo as Regras Gerais de Operação e Voo (14 CFR Part 91) não é proibido o voo de helicóptero SVFR quando a visibilidade for inferior a 1 milha, porém, o piloto é responsável por manter a separação vertical e horizontal do terreno. Por voar sob condições especiais, sem estar operando instrumentos, não existe vetoração do controle de tráfego aéreo, aumentando a exigência de consciência situacional por parte do piloto.

Os voos SVFR não são raros e muito menos desconhecidos entre pilotos de helicópteros e aviões, mas exigem atenção redobrada. As mudanças nas condições de visibilidade podem mudar rapidamente.

O áudio entre a aeronave e o centro de controle mostra que o piloto estava voando em condições visual especial, voando a 1.500 pés (450 metros). Logo após ter seu controle repassado para o controle Socal, (Southern California Terminal Radar) o helicóptero perde contato via rádio, possivelmente pela baixa altura do voo que comprometeu a propagação das ondas de rádio. O controle informa antes da queda que o N72EX voava mais baixo que o ideal para aquela área. "Você ainda está em um nível baixo para seguir um voo neste momento”, afirma o controlador. Menos de um segundo após a transmissão o controle perde o contato radar, mostrando que aeronave havia colidido com o terreno.

O acidente possivelmente será classificado como CFIT, acrônimo em inglês para colisão com o solo em voo controlado. Esse tipo de acidente ocorre quando a aeronave, com todos seus equipamentos e sistemas funcionando normalmente, mantendo total controle do piloto colide inadvertidamente com o solo. A causa mais comum para esta ocorrência é o fator humano, que varia desde uma incorreta leitura dos dados, desconhecimento do terreno sobrevoado e até completa desorientação espacial. No caso de um voo SVFR, onde uma mudança abrupta de condições visuais é possível, o piloto pode ter perdido sua referência imediata com o solo, sem tempo suficiente para corrigir o voo.

Abaixo aúdio e imagem do sistema radar do helicóptero momentos antes do acidente [conteúdo em inglês]



Fonte: UOL
Tags: Notícias notícia de aviação aeronave helicóptero Sikorsky S-76 S-76B Kobe Bryant N72EX acidente aéreo NBA Los Angeles Lakers

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço