INCA realiza evento para promover alimentação saudável
Feira de produtos orgânicos e oficina de culinária com a chef Regina Tchelly na sede do INCA marcam celebração do Dia Mundial da Saúde.
Rio de Janeiro, 8 de abril de 2016 - Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) realiza a primeira ação da campanha Brasil Saudável e Sustentável, de conscientização da necessidade da adoção de hábitos alimentares saudáveis. A sede do Instituto, no Rio, abriga nesta sexta-feira (8) feira de produtos orgânicos, na qual serão vendidos legumes, frutas e verduras diretamente pelos produtores. Além disso, haverá oficina de culinária com a chef Regina Tchelly, criadora do projeto Favela Orgânica, que ensinará aos participantes a aproveitarem os alimentos ao máximo.
Segundo o INCA, é possível prevenir cerca de um terço dos casos de câncer com mudanças no modo de vida, entre elas adotar uma alimentação saudável. A alimentação inadequada contribuiu diretamente para o aumento dos índices de excesso de peso e obesidade no Brasil, que, por sua vez, são fatores de risco para os três tipos de câncer mais incidentes previstos para 2016 (excluindo o de pele não melanoma): próstata, mama e cólon e reto (conhecido como intestino).
Nas últimas décadas, os brasileiros diminuíram o consumo de alimentos saudáveis e aumentaram o de comida ultraprocessada, que contém elevada densidade energética e alto teor de gordura, açúcar e sódio. Enquanto as compras per capita de arroz e feijão diminuíram 40,5% e 26,4%, respectivamente, no período de 2003-2009 (Pesquisa de Orçamento Familiar 2002-2003; 2008-2009), a compra de alimentos ultraprocessados passou de 20% entre 2002-2003 para aproximadamente 28% entre 2008-2009 (POF 2008-2009). Além disso, 63% dos brasileiros não consumiam a quantidade recomendada de frutas e hortaliças (pelo menos 400 gramas por dia) em 2013, mas consumiam doces e bebidas açucaradas em cinco ou mais dias da semana (Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, 2013).
A preocupação com a alimentação é mundial. Nesta primeira semana de abril, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou resolução que define o período de 2016 a 2025 como a Década de Ação pela Nutrição, alertando os países para a importância da alimentação saudável e os riscos da má alimentação.
No Brasil, o INCA assinou em março termo de compromisso com a campanha Brasil Saudável e Sustentável, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e participará do esforço nacional de comunicação sobre o tema. Esta primeira ação do INCA na campanha tem como objetivo a conscientização de seu público interno de funcionários, voluntários e pacientes sobre a importância da promoção da alimentação saudável e sustentável.
De acordo com Maria Eduarda Melo, nutricionista da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do INCA, o evento visa à promoção da alimentação saudável e sustentável, mostrando às pessoas que é possível conciliar saúde, sabor e sustentabilidade na alimentação.
“A nutrição deve estar no centro do desenvolvimento sustentável. Sabemos a importância da alimentação na prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer. Mas a alimentação saudável ainda é vista por parte da população como não saborosa. Temos o desafio de desmistificar esse preconceito e a gastronomia pode nos ajudar nesta tarefa.”
Fonte: Assessoria de Imprensa do INCA
Nenhum comentário
Postar um comentário