Breaking News

Vírus modifica boletos para roubar dinheiro dos usuários

Ameaça modifica código de barras do boleto para desviar dinheiro à contas mantidas pelos criminosos


Um novo vírus, capaz de modificar o código de barras de boletos bancários, acaba de ser descoberto pela empresa Bitdefender. Batizada de Gen:Variant.Kazy.156552, a ameaça modifica a estrutura da forma de pagamento para desviar dinheiro à contas mantidas pelos criminosos.

Mesmo quem não tem o costume de realizar pagamentos online está sujeito à fraude, já que o malware se infiltra diretamente no sistema onde o boleto é gerado.

O vírus adiciona espaços no código de barras original da via de pagamento, impossibilitando assim o reconhecimento por parte dos leitores automáticos dos bancos.

Na impossibilidade de leitura do código original, o operador do caixa, ou mesmo o próprio usuário, acaba sendo obrigado a digitar o número, já modificado, se tornando então mais uma vítima do golpe.


De acordo com Eduardo D´Antona, Presidente da Securisoft e Diretor da Bitdefender no Brasil, o usuário deve desconfiar se existir dificuldade na operação de pagamento dos boletos. "Caso isso ocorra, o ideal é descartar o documento e solicitar outro à fonte cobradora", afirma D´Antona.




Fonte: fraude, boleto, vírus, Malware, dinheiro, usuários, Cibercrime

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço