Breaking News

Ufopa vai destinar 65 vagas para quilombolas


Edital para seleção é discutido com líderes quilombolas. Outras formas de ingresso são pelo Processo Seletivo Indígena e Enem.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) vai destinar 65 vagas para descendentes de negros que integram comunidades quilombolas da região. Eles terão seleção diferenciada para ingressar na universidade no Processo Seletivo de 2015. A Ufopa já está amparada legalmente pela Lei de Cotas, cumprida desde 2012.

O edital com as regras de seleção está previsto para ser lançado no início de dezembro. Enquanto isso, a reitoria da instituição reuniu com líderes negros do Baixo Amazonas de Santarém, Oriximiná e Jacareacanga para apresentar uma proposta de edital durante o Seminário Descentralizado do Processo Seletivo Especial Quilombola, que ocorreu no dia 25 de novembro.

“Não temos que ter medo de trazer os quilombolas para a universidade. O que nós temos é a obrigação de abrir as portas para que eles venham não só para receber o que a universidade pode lhes dar de conhecimento, de estudo de oportunidade de ter uma mobilidade social, mas também para vocês trazerem para dentro da universidade o universo da experiência de vocês”, destacou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, em discurso para os acadêmicos.

Segundo a Ufopa, às proximidades de Santarém existem 12 comunidades quilombolas. Na região do Planalto estão as comunidades Bom Jesus, Tiningu, Mururu, Mururutuba e Patos do Ituqui. Na várzea, estão as comunidades de Arapemã, Saracura, São José, São Raimundo Surubim-Açu e Maicá. Ao todo, 3 mil pessoas vivem nesses locais. De acordo com o vice-presidente da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém, Raimundo Mota, apenas 200 dessas pessoas cursam o ensino superior. “Nossa negritude precisa estar na universidade. Precisamos debater o que pode vir a constar nesse edital e também nos próximos para garantir nossa permanência”.

Essa é a primeira vez que a Ufopa vai ofertar vagas exclusivas para quilombolas. A instituição já disponibiliza vagas para indígenas em Processo Seletivo Diferenciado. Para os demais candidatos, as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são usadas para o ingresso na universidade.


Fonte: Jacareacanga, Oriximiná, Santarém, UFOPA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço