Breaking News

Agrifal e Flor Tapajós 2014 vão expor e comercializar produtos da agricultura familiar


De 27 a 30 de novembro, a cidade de Santarém, no oeste paraense, sediará a III Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) e a Flor Tapajós 2014, reunindo agricultores familiares de diversas regiões do Pará. As duas feiras terão espaços diversificados para exposição, comercialização, compartilhamento de experiências, intercâmbios, resultados e saberes gerados pela agricultura familiar e a extensão rural, além de atualizações sobre as políticas públicas voltadas para o setor. Os eventos são realizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Pelo Espaço Pérola do Tapajós, localizado no Parque da Cidade, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, devem circular diariamente 7 mil pessoas, que terão à disposição 500 mil produtos, comercializados em 105 estandes, incluindo flores tropicais e folhagens, frutas in natura, hortaliças, mandioca e derivados, artesanato e biojoias produzidos por populações tradicionais, como quilombolas e indígenas. Só da agricultura familiar serão vendidos 1.500 produtos.

A Agrifal e a Flor Tapajós têm como objetivo contribuir com o aprimoramento da organização e da produção agrícola familiar paraense e a realização de capacitações da mão de obra, por meio de mini cursos, oficinas, palestras, intercâmbio, excursão, dia de campo e visitação monitorada. As capacitações abrangem temas como associativismo e cooperativismo, comercialização de produtos agropecuários, implantação de jardins em pequenos espaços, empreendedorismo no campo, arte floral, e higiene e manipulação de alimentos. Para os cursos, as inscrições podem ser feitas no local do evento.

As feiras serão abertas ao público às 18 h do dia 27. Nos dias 28 e 29, das 14 às 22 h, e no dia 30, das 09 às 22 h, com entrada franca. Os organizadores esperam que as vendas atinjam R$ 1,6 milhão. “Acreditamos que esse número pode ser ultrapassado, principalmente porque as feiras são como um canal aberto para grandes compradores. Queremos divulgar o potencial agrícola do nosso Pará”, disse o presidente da Emater, Humberto Reale.

Concurso – Uma das atrações da Agrifal será o concurso de miss, com o tema Beleza Amazônia. Representando o Tapajós, Amanda Sales, 18 anos, é da comunidade Santa Luzia, no município de Trairão (no sudoeste paraense). Ela é neta agricultores, e desfilará com a temática das culturas da banana e do cacau, duas das principais atividades da agricultura familiar na região do Tapajós. “Por volta de 2005, Trairão chegou a ser o maior produtor de banana do Pará. A banana havia sido plantada para sombrear o cacau, e acabou sendo negligenciada depois da primeira colheita. Agora estamos nos esforçando para estimular os agricultores a investir no plantio”, explicou Inês Guahyba, engenheira agrônoma e supervisora do escritório regional da Emater no Tapajós.

Iara Cristhiene Braga, 18 anos, da comunidade quilombola Saracura, em Santarém, representará a cadeia produtiva do açaí. Segundo o engenheiro agrônomo Agnaldo Ávila, supervisor regional da Emater em Santarém, o objetivo é que a candidata “seja um símbolo da agricultura de várzea e da história dos nossos povos. A cadeia produtiva do açaí, do extrativismo ao plantio, é uma das forças da agricultura familiar da nossa região”.

“Sempre ajudei a plantar e a colher. A agricultura não é só a tradição e o ganha pão. É um envolvimento emocional da minha parte. É uma missão e um hobby. Quero estudar Agronomia e voltar à comunidade para aplicar os conhecimentos técnicos nas roças da minha família”, ressaltou a candidata.

Representando a cultura do limão taiti no Médio Amazonas, Thalita Lopes, 21 anos, é neta de pecuaristas, nascida em Santarém, mas criada e residindo atualmente no município  de Monte Alegre. “O limão taiti vem despontando como uma das principais atividades da agricultura familiar da região, sobretudo em Monte Alegre, e, mais recentemente, em Alenquer. Só em Monte Alegre estima-se que, ano passado, a comercialização de limão taiti tenha injetado cerca de R$ 17 milhões no município”, informou a engenheira agrônoma Maria de Nazaré Dergan, supervisora do escritório regional da Emater no Médio Amazonas.

O concurso Miss Agrifal avaliará quesitos como estética, fantasia, enredo e coreografia. A premiação contemplará os três primeiros lugares, com notebook e smartphone.

Fonte: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará-EMATER

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço