Breaking News

10 atitudes negativas que aumentam a mágoa na relação


FALAR MAL DA FAMÍLIA ALHEIA, DESQUALIFICAR O OUTRO E CRIAR UM CIÚME INFUNDADO PODEM DETONAR A SAÚDE AFETIVA DO SEU RELACIONAMENTO

Por REGINA RACCO

Possuímos dentro de nós um ser estranho, um verdadeiro alienígena, capaz de sabotar nossas melhores intenções. Quem nunca começou uma dieta, por exemplo, e aquela vozinha interna sussurrou em seus desavisados ouvidos palavrões como pizzas, bolos, tortas e demais guloseimas? E quantas vezes não sentimos uma mão gentil nos guiando para dentro daquele restaurante de fast-food? Sim, é ele atuando, o alienígena mau. Aliás, sabotadores internos são capazes de nos guiar para algo que não escolhemos fazer, frustando qualquer tentativa de seguir adiante por mais que desejamos. Na maioria das ocasiões, sequer sabemos por que o bolo desandou: quando nos damos conta, o trem já descarrilou e a bola rolou ladeira a baixo.


E, se na vida pessoal é assim, quando colocamos mais alguém na roda afetiva a coisa pode complicar ainda mais. Isso porque, se temos sabotadores, o outro também tem e devemos nos preocupar em dobro: conosco e com a outra pessoa. Então, devemos aprender a filtrar muito bem as frases, palavras e atitudes que praticamos e recebemos.

Viver junto não é fácil. Ninguém jamais ousou dizer isso. São seres diferentes tentado trilhar o mesmo caminho. É certo que acontecerão momentos de crise, escolhas difíceis ou situações de conflito nas quais a paciência será testada ao máximo. Mas isso é viver! Não podemos fugir e é gratificante quando, apesar dos pesares, seguimos unidos adiante... vencendo etapas e continuando firmes!Sim, é importante acreditar que nem tão difícil é assim. Basta uma boa dose de boa vontade e perseverar, sem esquecer de manter sob nosso controle as vozes internas, os monstrinhos que habitam em nosso interior. Não deixe que eles assumam a liderança e desfaçam o esforço que fazemos para viver em paz. Muitos casamentos terminam e os envolvidos sequer sabem explicar o que de fato aconteceu. O que houve, sem dúvida, foi um somatório de pequenos problemas que foram se avolumando em forma de mágoa, até se tornar um túnel escuro por onde entraram, sem chance de voltar. 


Ou seja, coisas fáceis de resolver, mas que se agigantaram exatamente por não terem sido percebidas a tempo. Portanto, leiam com atenção as situações que cito a seguir. E se você se identificar com alguma delas, trabalhe para desmontar essa bomba antes que ela exploda e leve pelos ares coisas preciosas e pessoas queridas!

* Regina Racco é professora de ginástica íntima e autora dos livros "O livro de Ouro do Pompoarismo", "A Conquista do Prazer masculino" e "Pirulito e Outras Delícias".

"SOU MELHOR QUE VOCÊ"
"Ah, que burro! Como não viu que errou? Eu jamais cometeria tamanha asneira"! Cometeria, sim. Aliás, está cometendo neste exato momento em que pronuncia esta frase para o seu parceiro. Isso porque, na verdade, você deveria estar apoiando e consolando-o com relação a algo que saiu errado. Bola fora!

"SUA FAMÍLIA NÃO VALE NADA!"
Vale sim, vale para ela! Nenhum relacionamento se tornará duradouro se não houver um mínimo de respeito para com a família do outro. Salvo se você se casou com um órfão. Portanto, procure ter bastante paciência e, principalmente, não declare sua aversão a nenhum membro da família, afinal, você também tem a sua. E garanto que deve ter alguma florzinha que não "cheira bem", e aí o outro terá que aprender a suportá-los.

Tela AnteriorPróxima Tela
4 de 11 © Foto: Thinkstock
"VOCÊ É UM FRACASSADO MESMO"
Não, não é. Pode ser que esta pessoa ainda não tenha conseguido sucesso e cabe a você ajudá-lo a descobrir seus reais atributos e dons. Aliás, não é por acaso que a frase "por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher" existe. E ela pode ser dita de forma invertida também, ou seja, "por detrás de alguém em ascensão há pessoas, principalmente, que as ama empurrando ladeira acima". Faça a diferença na vida de quem escolheu para amar não se juntando a quem só o empurra para baixo.

"COMO VOCÊ É INÚTIL, FICA AÍ SEM FAZER NADA"
Essa não é a melhor forma de pedir ajuda, principalmente, se for o homem da relação quem "está no sofá" enquanto você "rala". Primeiro: há pessoas que trabalham mentalmente e quando você os vê ali, apenas respirando, na verdade estão carregando pesadas pedras mentais (falo por mim e pelo meu filho porque é assim que somos). E se você convive com alguém semelhante, nem preciso dizer que deve usar outra tática para obter sua atenção e ajuda (carinho, por exemplo). Se fizer isso, te garanto que terá êxito!

"SEM VOCÊ MEU AMOR, EU NÃO SOU NINGUÉM"
É sim, e é capaz de tentar descobrir seus próprios meios de se bastar. Ama melhor quem se ama primeiro e esse tipo de amor doentio, que obriga o outro a viver 24 horas em função de seus desejos, não tem futuro. Cedo ou tarde o outro sairá porque não aguentará mais, independentemente do quanto te ame.

"NÃO AGUENTO MAIS ESSA VIDA MISERÁVEL"
Jogar sobre o outro a responsabilidade pela vida abastada que você deseja (e não tem) certamente não ajudará em nada. Ou a outra pessoa ficará frustrada, se sentindo responsável pela sua decepção, ou revoltada porque você não está lhe dando o devido valor. Talvez suas expectativas sejam altas demais. Por isso, reveja, pondere e tente achar um meio termo porque agredi-lo não melhorará a situação.

"​ESTOU SEM LIBIDO, ADEUS SEXO"
O sexo é importante, tanto para o homem quanto para a mulher. E quando um dos dois está se sentindo em baixa, os penalizados serão os dois. Portanto, se o problema está em você, busque ajuda. Se a baixa está no outro, se ofereça para ajudar. Trabalhando juntos será mais fácil resgatar a libido perdida.

"ESTOU CANSADO DESSA ROTINA"
Ninguém gosta de viver a mesma história dias seguidos, como no filme "O dia da Marmota". Mas culpar o outro não resolve. Uma boa conversa poderá servir para clarear as coisas e mostrar onde estão errando. Corrija a rota deste navio antes que afunde.

​"SE EU NÃO SEI O QUE QUERO, NÃO SABEREI PEDIR"
Só obteremos respostas claras e objetivas sabendo exatamente o que perguntar. Nossa atitude de insatisfação (sem causa) não ajudará em nada. Faça sempre uma boa análise porque, em algumas ocasiões, o que parece nos desagradar - vindo da parte do outro - pode simplesmente ser um reflexo de algo nosso, que depende apenas de esforço próprio para que seja resolvido.

COMBATA OS CIÚMES INFUNDADOS
Mais uma vez os ciúmes, a maior causa das separações. Se tiver motivos para tal, ok, esclareça e trabalhe com o outro a questão. Mas se esse sentimento for infundado, depende apenas de você solucionar essa pendenga. Então, não descarregue nas costas do outro porque ele sofrerá sem mesmo compreender o motivo.




Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço