Breaking News

Bolinhas de gordura que surgem na pele podem indicar riscos ao coração



Elas podem estar ligadas a aumento de colesterol e triglicérides no sangue. Reconhecê-las, portanto, é passo importante para diagnóstico de doenças.

Observar mudanças e alterações na pele é um hábito bastante importante e que pode ajudar a identificar diversos problemas de saúde.

Por exemplo, as bolinhas de gordura, que aparecem e se espalham por diferentes partes do corpo em diversos tamanhos e formas, podem estar associadas a taxas elevadas de colesterol e triglicérides no sangue, o que indica riscos para a saúde do coração, como explicou o cardiologista Marcelo Bertolami no Bem Estar desta sexta-feira (26).

Por isso, é importante se preocupar em controlar esses dois índices como uma maneira de tratar e também prevenir as bolinhas de gordura, como alertou a dermatologista Márcia Purceli. Se a dieta não for suficiente para o tratamento, o médico pode orientar também o uso de medicamentos.

No caso do colesterol, a reação na pele pode aparecer como um xantelasma, uma espécie de mancha pequena que surge nas pálpebras, um pouco mais amarelada do que a pele.

Ainda associado ao colesterol alto, existe o xantoma de colesterol, uma bolinha da cor da pele do tamanho de uma pérola, mas que pode crescer. Geralmente, o xantoma de colesterol aparece nas articulações, às vezes único ou em grande quantidade.


Há também a opção de aparecer o xantoma de triglicérides, como o nome diz, associado ao triglicérides alto, que são pequenas bolinhas avermelhadas ao redor do corpo, semelhante à catapora.

De acordo o cardiologista Marcelo Bertolami, o xantoma, no entanto, pode logo desaparecer se sua causa for tratada. O problema pode estar associado também ao alcoolismo e diabetes, doenças que alteram os triglicérides no corpo, ou até mesmo problemas no pâncreas.
Outras bolinhas de gordura podem também aparecer, como o cisto sebáceo. Normalmente, surge apenas um, que fica embaixo da pele, e pode ser do tamanho de uma ervilha, azeitona ou até maior. O cisto aparece geralmente nas costas, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo. Nesse caso, a dermatologista Márcia Purceli alerta que não é indicado que ele seja espremido porque pode inflamar – a melhor coisa é ir ao médico para retirar o cisto.


á o siringoma e o lipoma são dois tumores benignos feitos de células de gordura, que podem aparecer em grande quantidade em diversas partes do corpo. Nesse caso, a preocupação é apenas com a estética, como explicaram os médicos. Portanto, para quem se sente incomodado com o lipoma, por exemplo, é importante verificar três regras antes de retirá-lo: se está crescendo rápido demais, se está doendo e se está incomodando esteticamente. 

Nesse caso, é importante procurar um médico.

De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, há três jeitos de retirar as bolinhas de gordura, se essa for a orientação médica: através do laser, de cirurgia ou cauterização.

O problema é que muitas delas acabam voltando e, por isso, os médicos lembraram novamente que é importante se preocupar também em tratar as causas, principalmente no caso daquelas relacionadas às taxas de gordura no sangue.

Aprendi com o Bem Estar

O quadro 'Aprendi com o Bem Estar' desta sexta-feira (26) mostrou a história da aposentada Marleni Barros Cocco, que seguiu a recomendação da dermatologista Márcia Purceli e foi a um mutirão de câncer.

Lá, ela examinou uma verruga que tinha na pele, fez uma biópsia e descobriu que estava com câncer. Marleni fez cirurgia para retirá-lo, se recuperou e está bem. Agora, ela alerta que aumentou muito mais a preocupação com a pele e, ao acordar, a primeira coisa que faz é passar protetor solar.

Dieta nostra

Na busca pela vida saudável, está também o analista de sistemas Rodrigo de Azevedo Paes, de 27 anos. Ele tem o hábito de comer de um a dois pastéis por dia, além das coxinhas.

Em uma consulta com o cardiologista Raul Santos, ele descobriu que os resultados dos exames estavam todos alterados, o que aumenta muito as chances de ele ter problemas no coração no futuro.

Mas como ele ainda é jovem, o médico diz que ainda há possibilidade de agir e, por isso, recomendou a mudança na alimentação e a prática regular de atividade física. Daqui a um mês, o Bem Estar vai avaliar se esses novos hábitos de vida conseguiram ajudar Rodrigo a ter melhoras em sua qualidade de vida.

Fonte: Bem estar

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço