Breaking News

Site de venda de drogas da Web profunda é vítima de ataque hacker


Silk Road, que políticos americanos desejam fechar, ficou dois dias fora do ar. RIO — O site ‘underground’ Silk Road, conhecido por ser o destino na internet de pessoas interessadas em comprar os mais variados tipos de drogas, sofreu ataque cibernético que o deixou fora do ar por dois dias.

O Silk Road só pode ser acessado por meio de redes Tor, que permitem acesso à chamada Web profunda, onde os internautas não podem ser rastreados. A rede Tor é usada tanto por ativistas da privacidade on-line como por internautas que buscam fazer transações ilegais.

A universidade Carnegie Mellon estimou que o site movimenta por mês US$ 1,22 milhões. Os pagamentos são feitos na moeda virtual Bitcoin, impossível de ser monitorada por autoridades.

Aparentemente, o Silk Road foi vítima, entre terça e quarta-feira, de um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), em que o alvo recebe uma enxurrada de solicitações de acesso simultâneas e não consegue suportá-la. Sob o codinome Dread Pirate Roberts, o administrador do site informou na noite de quinta-feira que a página foi restabelecida. Mas ele disse esperar que os hackers ajam novamente contra o site:

“Espero que eles não consigam, mas só o tempo dirá.”

Diversos políticos americanos já se manifestaram a favor do fechamento do Silk Road, mas o motivo do ataque ainda é desconhecido. Usuários especularam que os hackers exploraram vulnerabilidades nos navegadores Tor. Alguns aventaram a possibilidade de que um potencial site rival esteja por trás da invasão.

Fonte: o globo

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço