Breaking News

Comida 'trash' uma vez por semana pode ser liberada



Dentro de uma dieta equilibrada, alimentos gordurosos também têm lugar. Veja dicas para manter a saúde sem perder o prazer de comer.

Imagine um x-tudo com dois hambúrgueres – de 250g cada –, quatro salsichas, frango desfiado, oito fatias de presunto, oito fatias de queijo, quatro ovos, bacon, calabresa, azeitona, palmito, batata palha, purê de batata, milho, ervilha, cenoura ralada, cebola, cheddar, requeijão, polenta frita, batata frita, pão sírio, maionese, tomate, vinagrete e alface.
Se não gosta de sanduíche, tudo bem, a tentação pode ter um sotaque regional. Pode vir na forma de um belo pão de queijo recheado com lingüiça, ou então uma tapioca com todos os ingredientes a que você tiver direito.

É difícil resistir a uma tentação dessas, não é? E não adianta tentar se enganar. Mais cedo ou mais tarde, a gente acaba comendo um belo prato da nossa comida favorita, sem pensar em gordura, açúcar ou calorias em geral.


O Bem Estar desta quarta-feira (1º) trouxe dicas para como encaixar esses alimentos dentro de uma dieta saudável, para comer sem culpa e não passar vontade. Os convidados do programa foram o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Elaine Moreira.

Se você não tem nenhum problema de saúde nem está tentando emagrecer e mantém uma dieta balanceada, com todos os principais diferentes, pode reservar uma refeição por semana para comer o que quiser.

O problema é quando essa alimentação “trash” se torna rotina. No fim de semana, por exemplo, temos o jantar de sexta, o almoço e o jantar de sábado e o almoço e o jantar de domingo. Dessas refeições, só uma pode ser totalmente liberada, com o que bem entender.


Fora isso, há algumas dicas para deixar sua comida predileta um pouquinho mais saudável. No caso de um sanduíche, peça sempre os molhos à parte. Maionese é rica em gordura e mostarda e ketchup têm muito sódio; se o molho vem separado, dá para controlar melhor a quantidade.

Se você adora um refrigerante, dê preferência ao zero, que não tem açúcar e, por isso, tem muito menos calorias. No caso do suco, prove antes de adoçar, também para não exagerar no açúcar. A mesma dica vale para o sal da batata frita.

Se a ideia é só matar a vontade, não precisa comer uma refeição gigante. Por isso, uma boa dica pode ser dividir o sanduíche – um beirute, por exemplo – com alguém, que os dois ficam satisfeitos. Coma lentamente – de garfo e faca, de preferência – e deixe seu corpo começar a digestão. Isso libera o hormônio da saciedade e evita os abusos.


Fonte: Bem estar

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço