Breaking News

Aprenda a escolher um bom azeite de oliva para as ceias de Natal e Ano Novo


Azeite é amplamente consumido pelos brasileiros nas festas de fim de ano. As festas estão chegando e as ceias de Natal e Ano Novo pedem pratos regados a um bom azeite de oliva.  As prateleiras dos supermercados estão sempre com inúmeras opções, com uma variedade de rótulos e preços diferenciados. Mas você sabe como escolher um bom azeite?

Consumir azeite de oliva proporciona vários benefícios a saúde, como por exemplo o controle da diabetes, auxílio na prevenção do câncer, da osteoporose e até mesmo o Alzheimer. Diante disso, a OLIVA (Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira) lista algumas dicas para auxiliar os consumidores na hora de escolher um bom azeite.

Escolha embalagens preferencialmente com vidros escuros, que protegem o azeite da luz, pois o azeite quando exposto à luminosidade, seja ela natural ou artificial,  propicia  a oxidação e isso prejudica a conservação do produto. Lembre-se, menor acidez não garante a qualidade do azeite, pois esta é apenas um dentre outros parâmetros de qualidade.

Também é importante ter atenção à origem do produto, saber quando e onde foi envasado e seu prazo de validade.  Em relação ao preço, desconfie sempre de azeites com preço muito abaixo do praticado do mercado, pois pode ser um indício de produto não conforme com os padrões de qualidade. Sempre que possível, dê preferência a marcas de renome.

O site oficial da OLIVA (www.oliva.org.br) contém outras dicas para o melhor consumo do azeite, sempre alinhado com as diretrizes do Conselho Oleícola Internacional (COI), principal órgão mundial ligado ao azeite.

Deu água na boca? Confira duas dicas de receitas, uma para entrada e outra para sobremesa, que podem deixar sua ceia muito mais saborosa – e regada a um bom azeite, claro!

Salada de Lentilhas

https://scontent.fgru5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/10517447_567603630006658_801724197179835897_n.png?_nc_cat=105&_nc_ht=scontent.fgru5-1.fna&oh=96ffb74dfcfa4a64d67b9ed55ab7e1b6&oe=5C9504FAIngredientes½ kg de lentilhas vermelhas cozidas ½ kg de lentilhas comuns cozidas
1 colher (sopa) de endro
2 cenouras cortadas
Pimenta-do-reino a gosto
Cominho a gosto
Folhas de hortelã a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto

PreparoCozinhe as lentilhas separadas. Coe e reserve. Cozinhe as cenouras e corte no formato que preferir. Misture as lentilhas em uma tigela. Adicione a pimenta-do-reino, o cominho, o endro e as cenouras. Coloque azeite, sal e as folhas de hortelã na hora de servir.




Pera dourada com mel, baunilha canela, limão e azeite
A imagem pode conter: comidaIngredientes:
8 peras doces e firmes
¼ de xícara (chá) de mel
1 colher (sopa) de essência de baunilha
½ colher (chá) de canela em pó
Suco de 1 limão
Azeite de Oliva
Preparo:
Aqueça o forno a 200ºC, unte um refratário com azeite e reserve. Descasque e corte as peras em quatro. Numa tigelinha, coloque o mel, a baunilha, a canela, o limão, duas colheres de sopa de azeite e misture até obter um creme homogêneo. Coloque o creme na assadeira e mexa até que os pedaços de pera estejam totalmente cobertos pela mistura. Leve ao forno por uns 30 minutos, até que esteja macia e ligeiramente dourada. Sirva com sorvete.

Fonte: Cunha Vaz Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço