Breaking News

Encontro físico teórico Francis Halzen

Físico Teórico Francis Halzen

No próximo dia 19 de outubro, o físico teórico Francis Halzen, cientista líder do Observatório de Neutrinos IceCube - o maior detector de neutrinos do mundo - assumirá o posto de primeiro cientista membro do Comitê Internacional do recém-criado Instituto Principia, centro brasileiro de produção e difusão do conhecimento científico e de conexão da Ciência com a sociedade.
O evento será em São Paulo, no Domo Digital - área que integra o complexo arquitetônico do Instituto Principia -, onde o cientista dará uma palestra sobre as últimas descobertas relacionadas aos neutrinos e ao IceCube.   
Horário: 8h30 às 10h30 - Palestra Endereço: Rua Pamplona 145, Cerqueira César, 01405-900, São Paulo - SP.
Após o evento, Halzen falará com os jornalistas (vagas limitadas). É necessário confirmar presença com vanessa@grupocasa.com.br ou pelo telefone (11) 3078-7300. A coletiva será em inglês e estarão presentes a Diretora do Conselho Científico do instituto Renata Zukamovich Funchal, e o Vice-presidente do Conselho Curador do instituto, Renato Vicente.
Quem é Francis Halzen
Francis Halzen nasceu na Bélgica, em 23/03/1944 e é cidadão norte-americano. Professor da University of Wisconsin-Madison e diretor do Institute for Elementary Particle Physics, é atualmente o cientista líder do Observatório de Neutrinos IceCube, o maior detector de neutrinos do mundo com base na Antártida - capa da revista Science de julho. Recebeu o prêmio da Sociedade Europeia de Astrofísica de Partículas e Cosmologia em 2015; o prêmio de Ciências Físicas da Smithsonian Estados Unidos em 2014; o prêmio Physics World Breakthrough of the Year, por ter feito a primeira observação de neutrinos cósmicos; o American Physical Society Highlights 2013; o prêmio da Universidade de Wisconsin Hilldale 2013; além do prêmio internacional  Hemholtz da Fundação Alexander von Humboldt na Alemanha em 2006, entre outros. O cientista conta com mais de 700 artigos publicados em revistas internacionais de alto impacto científico.

Quem é Renato Vicente
Renato Vicente é graduado em Ciências Moleculares pela USP e possui mestrado pelo Instituto de Física da USP e doutorado na área de Teoria de Informação, Física Estatística e Redes Neurais na Universidade de Aston na Inglaterra. Atualmente é professor no Departamento de matemática Aplicada da USP e dirige um grupo de pesquisa no Data Lab da Experian.
O que é o Instituto Principia
O Instituto Principia, cuja mantenedora é a Fundação Instituto de Física Teórica criada em São Paulo em 1951, é uma entidade privada, sem fins lucrativos e independente, gerida pelos seus Conselhos Curador e Científico que são formados por cientistas em atividade no Brasil e no mundo.
O Instituto Principia surge para ser um influente centro de produção e difusão do conhecimento científico e de conexão da Ciência com a sociedade brasileira. Está sediado em um complexo próximo a av. Paulista, totalmente interligado por uma praça, onde desenvolverá uma série de atividades voltadas tanto para a comunidade científica quanto para o público em geral, fazendo a ponte entre esses universos e mostrando a ciência como um valor cultural importante para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
O Instituto passou por um enorme processo de planejamento visando aproximá-lo de modelos de sucesso como o Instituto Newton e o Perimeter Institute, com estratégia de independência, sustentabilidade e construção de pontes com setores privados. Suas 3 frentes de atuação são um Centro de Pesquisa internacional, uma Escola de Talentos para estudantes brasileiros e um Domo Digital.

Fonte: Físico Teórico Francis Halzen, Hub Controller 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço