Breaking News

Denúncia – Governo do Estado abandona educação em Itaituba

Em Moraes Almeida só funciona um anexo da escola Maria do Socorro Jacob, de Itaituba, mostrando descaso de Jatene com educação.

“É inadmissível o que o Estado vem fazendo com a educação, Ensino Médio, em nosso Município”, assim o vereador Peninha começou seu discurso na quarta-feira (20) na tribuna da Câmara Municipal de Itaituba. O edil de 8 mandatos consecutivos, o único no Brasil, disse que o Governo do Estado vem enganando os alunos do Ensino Médio do Distrito Municipal de Miritituba há vários anos. Começou a construir uma escola, no primeiro mandato de Simão Jatene e até hoje não concluiu. Os alunos de Miritituba são obrigados a atravessar o Rio Tapajós, de Miritituba para a cidade de Itaituba para estudar.

“Mas, o pior vem acontecendo no Distrito de Moraes Almeida. Com uma população de mais de 8.000 habitantes na sede do Distrito, o Estado não está nem aí para o Ensino Médio”, ressaltou o Vereador.

Peninha classificou de absurdo, o que a SEDUC vem fazendo. “Em Moraes Almeida funciona um anexo da Escola Estadual Maria do Socorro Jacob. Esta escola fica na cidade de Itaituba, há 300 quilômetros de distância de Moraes Almeida, já pensou isto?”, indagou Peninha.

O Vereador classificou esse descaso de vergonhoso, pois o Estado não parece preocupado com o caso, já que há anos vem mantendo este anexo, o que já provocou a evasão escolar de alunos para Itaituba, Novo Progresso e até para cidades do Mato Grosso, por falta de professores em várias disciplinas.

Peninha disse que não entende porque o Estado, através da SEDUC, até hoje não legalizou o 2º Grau (Ensino Médio) em Moraes Almeida. “Não sei por que a escola em Moraes Almeida não é independente, não tem autorização própria para funcionar”, frisou o Vereador.

“Temos hoje funcionando em Moraes Almeida uma escola cedida pelo Município e que atende em torno de 200 alunos pela tarde e à noite, com 2 turmas de 1ª série; 1 turma de 2ª série e 2 turmas de 3ª série. Esta escola, tudo depende da escola mãe, no caso da Maria do Socorro Jacob na cidade de Itaituba, já que é um anexo. Inclusive, têm turmas que estão prejudicadas, com matérias atrasadas, por falta de professores de várias disciplinas, já que o Estado não contrata. Este assunto já é do conhecimento da SEDUC, pois já denunciamos esta situação”, disse Peninha.

O Vereador foi mais além e falou: “Para o Estado, parece que aqui a educação, Ensino Médio, está às mil e uma maravilhas, já que não tem se preocupado com estas e outras situações. São escolas do Estado em total abandono, sem reforma há anos e não se preocupa em construir outras escolas para atender a demanda escolar que amentou. Vem se beneficiando do Município, que por sua parte, além de ceder o prédio, toda a manutenção é feita pelo Município, até a energia é paga pela Prefeitura”, denunciou o Vereador.

Peninha pediu para que a Câmara encaminhe ofício ao Ministro da Educação e ao Governador do Estado, Simão Jatene, para que tome as providências. Primeiro, no sentido de construir uma escola de Ensino Médio em Moraes Almeida e segundo, que seja legalizado, regularizado e autorizado o Ensino Médio naquele Distrito, independente de ser anexo da escola de Itaituba.

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço