Breaking News

Notícia da OAB SUBSEÇÃO DE SANTARÉM – Ed. 1191


FERIADO DE PÁSCOA

A Subseção de Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil informa que na quinta-feira (29 de março) e sexta-feira (30 de março), não haverá expediente nas sedes da Subseção e Delegacia regional da Caixa de Assistência (CAA-PA) nem nas salas de apoio em Santarém, Alenquer e Rurópolis. O Expediente retorna normalmente na segunda-feira 2 de abril.

CONSELHO SECCIONAL APROVA A CRIAÇÃO DE DUAS COMISSÕES TEMÁTICAS

Reunidos no plenário Aldebaro Klautau, os conselheiros seccionais aprovaram, na última terça-feira 27, à unanimidade, a criação da Comissão de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano. Requerido pela advogada Maria Claudia Bentes, que integra a Comissão de Meio Ambiente, o processo administrativo referente ao caso teve como relator o conselheiro Rubens Moraes. Por maioria, os conselheiros seccionais aprovaram a criação da Comissão de Apoio às Famílias de Agentes de Segurança Vítimas da Violência, cujo relator foi o conselheiro Braz Mello. Os presidentes das respectivas comissões de trabalho ainda serão definidos e nomeados pela presidência da Ordem no Pará.

IHGTAP EMPOSSA DIRETORIA E NOVOS SÓCIOS 

Em assembleia geral ocorrida nesta sexta-feira (23), em Santarém, os membros do IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós), reelegeram a historiadora Terezinha Amorim ao cargo de presidente, em chapa única inscrita no certame. Na mesma sessão foram empossados novos sócios efetivos do instituto, dentre eles o presidente da Subseção de Santarém, Ubirajara Bentes de Souza Filho. Na praça do Mirante, projeto do IHGTap trouxe de volta ao lugar de origem quatro canhões de ferro que foram trazidos pelos portugueses no século XIX, para a Fortaleza do Tapajós. Os canhões ainda estão sendo realocados na praça pela prefeitura.

O instituto, fundado em 2012, comemora seis anos de funcionamento. Na sede do IHGTap- a Casa da Memória, a nova diretoria foi eleita por aclamação, sendo a historiadora Terezinha Amorim reconduzida ao cargo para mais três anos de mandato. O presidente da Comissão Eleitoral, jornalista Jota Ninos, e os outros dois membros da comissão, Lila Bemerguy e Sidnei Rocha, conduziram a sessão. O escritor Wildson Queiróz é o vice-presidente, a historiadora Cláudia Laurido, 1a. Secretária e o padre Sidney Canto, 2o. Secretário. O ator, diretor de teatro e professor de história, Alenilson Ribeiro é o 1o. Tesoureiro e o geólogo Jubal Cabral, o 2o. Tesoureiro. O Conselho Fiscal está composto pelo pesquisador Cristóvam Sena, pelo Advogado Zé Ronaldo Campos e pelo atual vice-reitor da Ufopa Anselmo Colares. Como suplentes, o jornalista e Advgado Oti Santos, o pesquisador Jackson Rêgo e o músico Eduardo Dias.

IHGTAP EMPOSSA DIRETORIA E NOVOS SÓCIOS II

Em seguida os membros e convidados participaram da sessão de posse da nova diretoria e de dez novos membros efetivos e dois correspondentes. O IHGTap tem 60 vagas para sócios efetivos (que moram na região oeste) e 40 para sócios correspondentes (que moram fora dela). Em seu discurso de posse, Terezinha Amorim destacou a importância de dar conhecimento à sociedade, da história da região. “É um desafio que abraço novamente e espero contribuir, com o apoio de todos os sócios”, declarou. Em nome dos novos sócios, o Advogado e professor Eduardo Fonseca, representando Ubirajara ressaltou a importância de assumir uma vaga no instituto. “Sempre observava e tinha vontade de estar aqui”, confessou. Como membros da mesa, também saudaram os novos membros a professora doutora Raimunda Monteiro, atual reitora da Ufopa, o padre Sidney Canto, representando a Academia de Letras e Artes de Santarém, e a professora Mara Nicolau, como representante da Semed. Veja quem são os novos sócios do IHGTap: EFETIVOS: 1- Ádrio Denner Santos de Sousa (músico e videomaker). 2- Cinthia dos Santos Moreira Bispo (arqueóloga). 3. Diego Marinho de Gois (historiador).4. Eduardo Maurício Silva Fonseca (Advogado e poeta). 5. Giovanna Litz Carneiro do Valle (advogada). 6. Jainara Gomes da Silva (professora de História). 7. Márcio Júnior Benassuly Barros (geógrafo). 8. Raphael Lukas Ferreira Ribeiro (jornalista).9. Ubirajara Bentes de Souza Filho (Advogado). 10. Wilverson Rodrigo Silva de Melo (historiador). CORRESPONDENTES: 1. Maria Franssinete de Souza Florenzano (jornalista e advogada, mora em Belém). 2. Hiram Reis e Silva (coronel da reserva, canoísta e pesquisador de história, mora em no Rio Grande do Sul).

ACUSADOS DE ASSASSINAR ADVOGADO SÃO PRESOS

Acusados de autoria do assassinato do advogado Luiz Augusto Pinheiro Cardoso, 63 anos, em agosto de 2017, na rodovia Bernardo Sayão, bairro do Jurunas, em Belém, os policiais militares foram apresentados na manhã desta quarta-feira (21). Com características de execução, o crime foi investigado pela Polícia Civil do Pará. Outros três permanecem foragidos. O presidente da OAB-PA, Alberto Campos, acompanhado de membros da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas, participou da coletiva de imprensa, na sede da Delegacia Geral do Estado. “A Ordem, em todas as vezes que é vitimado um advogado, seja em razão do exercício profissional ou mesmo no dia-a-dia, na sua vida, tem procurado acompanhar, na medida do possível, sem interferir de forma alguma no trabalho que é desenvolvido pela inteligência da polícia”, afirmou.

ACUSADOS DE ASSASSINAR ADVOGADO SÃO PRESOS II

Todas as vezes que há agentes do Estado envolvidos torna-se cada vez mais importante a investigação de forma criteriosa para que se chegue a um denominador, que é o que se está chegando agora. Uma resposta que o comando da polícia está dando à sociedade e aos advogados como um todo. Nós temos outras vítimas, advogados em razão do exercício da profissão, e nós acompanhamos e acreditamos no trabalho que está sendo desenvolvido pela polícia do nosso estado”, completou. Foram presos o cabo Genilson André Miranda Carrera, e os soldados Herivelton Tamerson Pereira Cardoso e Maurício Piquet Pereira. Ainda estão foragidos João Renato da Costa Carvalho, que é ex-soldado da Polícia Militar, que foi expulso da corporação, o soldado Roosevelt de Nazaré Silva e Allan Carvalho Cardoso. Participaram da coletiva o Procurador Regional de Prerrogativas, Isaac Magalhães Júnior, e os membros da comissão de trabalho Luiz Araújo e Carlos Reuteman. O Crime – De acordo com relatos de testemunhas, a vítima estava em seu carro, modelo Volkswagen Golf, quando outro carro encostou e os atiradores dispararam várias vezes contra ele, mas sem atingi-lo fatalmente, pois seu veículo era blindado. O homem saiu do carro e teria chegado a trocar tiros com os criminosos, mas eles voltaram e, dessa vez, conseguiram alvejá-lo com vários disparos.

Fonte: OAB Santarém, André Oliveira - OAB, Ubirajara Bentes de Souza Filho

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço