Breaking News

Melhorias na praia da Orla de Santarém


Por: David Marinho*

Em matéria publicada em jornais anteriormente, chamava a atenção das autoridades municipais para nosso “cartão postal por natureza”, que estava abandonado e sem o devido tratamento que esse ambiente natural requer.

Estou falando de nossa inigualável e invejável Orla ripária na frente da nossa querida Santarém, que vejo na geografia de sua forma praiana como os “dentes de um sorriso natural” do belo e majestoso rio Tapajós, principalmente quando se tem uma visão panorâmica aérea. 

Sugeri na época, que fosse feito uma limpeza completa da praia, desde o Museu João Fona até o Parque da Vera Paz, utilizando-se equipamentos mecanizados de porte leve, para uma raspagem geral, onde além de se fazer uma limpeza da grande sugeira de rotina que se acumula, e o nivelamento das irregularidades existentes na praia oriundas das hélices dos barcos em tempos de cheias, mas também a remoção de entulhos como pedras e enormes vigas de concreto armado que emporcalham esse ambiente, deixados pela construtora do cais e a falha de uma fiscalização eficiente do poder público na época, quando deixaram para trás elementos nocivos a essa linda faixa de praia, que poderia ser utilizada pela população para recreação e lazer coletivo no período do verão amazônico. Não esquecer os talvegues de escoamento e drenagem nas bocas dos bueiros, que infelizmente ainda estão sem solução...

As autoridades deveriam também retirar imediatamente, arrancando, aproveitando esse verão que parece será curto, os vários troncos de madeira de obras passadas que parece por ironia do destino e do descaso, estão ao lado do Terminal Fluvial Turístico de Santarém, que continuam ameaçando e matando pessoas desavisadas que se encantam com a beleza do rio e se atiram no mesmo de ponta-cabeça, e por estarem semi-submersos e passam despercebidos para quem não é da cidade, machucam e ceifam as vidas de jovens e turistas pelo simples descaso de nossas autoridades que mantém esse perigo inexplicavelmente, enfeiando e trucidando pessoas.

O momento pelo menos para essa limpeza geral da praia é agora, pois a Avenida Tapajós em suas partes que alagam, já se perdeu a oportunidade para esse ano, restando agora somente rezar para São Pedro, que não nos aflija com um inverno rigoroso e o transtorno desses alagamentos.

Brevemente estarei publicando um layout de um elevado (viaduto), como alternativa de transposição de tráfego na Avenida Tapajós com Avenida Cuiabá, para amenizar o sofrimento dos santarenos nessa travessia, se as autoridades insistirem na permanência do principal porto de Santarém, na pequena área urbana da CDP, com o futuro congestionamento de carretas nesse espaço.
É Gestor Ambiental

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço