Breaking News

“Estacionamento Público da Delegacia de Polícia”

Por: David Marinho*


Observando alguns espaços públicos e algumas vias do sistema viário da cidade de Santarém, que a cada dia demonstra saturação de mobilidade pelo aumento de veículos nas ruas. Por esse fenômeno urbano, vemos a necessidade urgente da administração pública municipal, elaborar um planejamento pelo menos para os próximos dez anos.


Como exemplo dos riscos no trânsito, temos as travessias das avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas com a atual via dupla da Avenida Barão do Rio Branco, que segundo minha humilde observação, a Av. Barão do Rio Branco deveria ter apenas uma mão de descida a partir da Av. Borges Leal e para auxiliar nessa mudança, a Travessa Silvino Pinto deveria ser somente subida em mão única também, da Av. Rui Barbosa até a Av. Marechal Rondon, tendo mão dupla apenas no último trecho da Travessa Silvino Pinto entre as Av. Marechal Rondon e Av. Borges Leal.

Complementando esse remanejamento, vejo também o canteiro central em frente à Delegacia de Polícia, sendo utilizado como estacionamento, porém sem racionalização. E aproveitando a oportunidade, aqui vai uma sugestão para a utilização desse espaço de forma racional, redimensionando um estacionamento público para esse órgão muito procurado diariamente pela sua dinâmica operacional, onde os carros pequenos e médios como pick-up poderiam entrar nesta área na descida e sair na subida da referida travessa com as devidas sinalizações, que pelo espaço disponível acomodaria em média uns cinquenta carros.

Uma característica positiva dessa via para essa possível modificação, é que ela ganha um alargamento substancial rumo a Av. Borges Leal, o que condicionaria o recebimento de veículos com segurança, estacionados num ângulo de 45º, com ilhas arborizadas nos retornos e pintura sinalizadora horizontal, disciplinando as vagas dos veículos.

*É Projetista e Gestor Ambiental

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço