Breaking News

Informativos da Prefeitura de Santarém - PA


UNIVERSITÁRIOS SERÃO MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÕES PARA CUIDADOS COM HIV/AIDS

“Universidades Solidárias” é o tema do projeto que mobiliza jovens de todas as universidades de Santarém para serem multiplicares de informações quanto aos cuidados com o HIV/AIDS. A campanha começa nesta quinta-feira, 7, e segue até o dia 1º de dezembro nas instituições de ensino superior, integrando o Programa Saúde na Escola  (PSE), Projeto Saúde e Prevenção da Escola (SPE), Programa de Estratégia de Saúde na Família (PSF), Agentes Comunitários de Saúde (ACS's), além do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).


De acordo com Lauro Corrêa, integrante da equipe de coordenação, a ação faz referência ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro, com o intuito de sensibilizar jovens universitários a serem disseminadores de informações para as boas práticas do combate a doença.

O Projeto contará com uma equipe multiprofissional que levará educação em saúde, disponibilizará teste rápido de HIV/AIDS e distribuição de preservativos.

No próximo dia 29, as atividades se concentrarão nas escolas das redes Municipal e Estadual de Ensino. Já no dia 1º de dezembro será realizada uma ampla programação na orla da Cidade com a participação de acadêmicos, estudantes e profissionais da Saúde e Educação.

TAPAJÓS FESTIVAL - MÚSICA NA VILA DE BOIM

Na vila de Boim, às margens do Rio Tapajós, começa nesta sexta-feira, 08, o Festival Comunitário de Música e Arte. Este ano o tema é: Tapajós Festival: Música 2013.  Estão programadas apresentações musicais nas categorias: canção, regional, de época e música de improviso.  Na Arte: oficinas, poesia, exposição de arte, literatura de cordel, grupo de dança e bloco das artesãs.

V FESTIVAL DO ARTESANATO DO MARARU

Começa nesta sexta-feira, 08, o V Festival do Artesanato do Bairro do Mararu. As atividades serão realizadas na praça e no Centro Comunitário do bairro. A ação tem como proposta promover alternativa de renda e manter o trabalho artesanal dos comunitários.

PROGRAMAÇÃO

DIA 08/11 - SEXTA-FEIRA
19h- Abertura  com a palavra de autoridades presentes;
20h-Visitas às barracas e apresentação folclóricas;
Apresentação das escolas;
Concurso de poesias;

DIA 09/11  - SÁBADO
19h-Exposição e vendas de produtos artesanais;
Escolha da Rainha do VI Festival do Artesanato;
22h-Início da seresta;

DIA 10/11-DOMINGO
12h-Almoço com pratos (churrasco, galinha caipira e outros);
16h-Jogo do Bingo com vários prêmios;
18h-Encerramento do Festival;

CAMPANHA REALIZA AÇÕES DE SAÚDE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DE COMBATE AO DIABETES

Em função do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza nesta sexta-feira, 8, ações preventivas à saúde no Belo Centro e Shopping Paraíso.
Segundo a coordenadora da ação, Ana Karla Ferreira, a campanha quer chamar a atenção da população no que diz respeito ao acesso à prevenção, tratamento adequado e de qualidade para evitar complicações mais severas.

“Assim se reduz o impacto dos sintomas sobre os indivíduos, na própria família e custos para os sistemas de saúde, assim como a sociedade em geral”, aponta a coordenadora.

Serão disponibilizados atendimentos dentro do protocolo do rim, com teste rápido de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, tudo de forma gratuita. Em caso de suspeita da patologia, o paciente será encaminhamento à Unidade Básica de Saúde do bairro onde reside. No Belo Centro, os atendimentos serão de 8h às 11h, enquanto que no Shopping Paraíso a ação de estenderá das 18h às 21h.

TERCEIRA FEIRA CULTURAL NA ALDEIA LAGO DA PRAIA

A escola São Francisco, na aldeia Lago da Praia, no rio Arapiuns, vai ser sede nos dias 08 e 09 de novembro da 3ª Feira Cultural, com o tema: Raízes Vivas.

A feira, que vem sendo realizada desde 2011, como atividade do Programa Escola Ativa, tem como proposta: revitalizar os costumes da aldeia, expor o artesanato local e valorizar os alimentos naturais encontrados na aldeia.

Neste ano de 2013, a 3ª Feira Cultural inova ao trazer a produção familiar para ser divulgada durante o evento.

FORMAÇÃO DE MEDIADORES

Para fortalecer o grupo de voluntários atuantes nas comunidades rurais onde funcionam as Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume, a Associação Vaga Lume Santarém, realiza nos dias 06 e 07 de novembro, o Curso de Formação de Novos Mediadores de Leitura Vaga Lume. Participam do curso 25 voluntários, adolescentes atuantes nas bibliotecas das comunidades de Alter – do - Chão, São Braz, Tabocal, Guaraná e Quilombo de Murumuru. 

O evento está sendo realizado dentro da programação do VI Salão do Livro - Parque da Cidade.

FESTIVAL DO PIRARUCU: TRADIÇÃO NA COMUNIDADE SANTA MARIA DO TAPARÁ

Acontece neste domingo (10), o VII Festival do Pirarucu na comunidade de Santa Maria do Tapará, região de várzea. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), que ajudará na ampliação da sede comunitária.

Em 2012, o Festival recebeu quase dois mil visitantes. Quantidade estimada para a edição 2013. As atividades começarão a partir das 11h, com o almoço à base de comidas típicas do peixe como: pirarucu frito e cozido, churrasco de pirarucu, mojica entre outros.

Santa Maria do Tapará é uma das comunidades que, através do seu acordo de pesca e do monitoramento do pirarucu, já pode apresentar uma resposta positiva no estoque dessa espécie tão importante para a sobrevivência e para a renda das famílias ribeirinhas.

Programação

08h – Saída – (embarcação fretada em frente à Super Comam);

09h- Saída do Porto do DER;

11h – Almoço com comidas feitas à base do pirarucu;

12h – Início da festa dançante com a banda Batidão Pai D’ égua e Jhon Chacau;

14h – Desfile da “Rainha do Pirarucu”;

19h – Encerramento.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço