Uso de capacete sem higiene faz homem perder cabelos em STM
A sarna de Handersson foi adquirida pela falta de cuidado ao usar capacetes de mototáxis (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Homem adquiriu sarna ao usar capacetes de mototáxis sem proteção. Doença poderia ter sido evitada com o uso de touca.
Santarém - Handersson Miranda usava os serviços de mototáxis com frequência e nunca se preocupou em usar touca por baixo do capacete. De repente, o vendedor começou a perder os cabelos por causa de uma sarna. O médico dermatologista apontou o uso constante do capacete sem proteção de toucas como o motivo da doença.
“Há uns oito meses atrás, uma amiga minha percebeu e, como era atrás, era muito pequeno, formato de uma moeda de cinco centavos. Com dois meses, eu fui cortar meu cabelo, continuou. No terceiro mês já tinham outros buraquinhos e o que tem em cima da minha cabeça agora. Eu fui procurar o dermatologista e ele disse que era um fungo de capacete”, conta.
O capacete é o principal equipamento de segurança de um motociclista, por isso o uso é obrigatório por lei. O item é indispensável para a segurança do motociclista, mas nem todos adotam os cuidados adequados com a higiene do acessório. Há casos, em Santarém, de pessoas que pegaram algum tipo de doença proveniente da falta de higiene.
Os mototaxistas tem a obrigação de fornecer as toucas para a proteção, mas boa parte dos passageiros recusa. “Eu estou com muita pressa. Eu sei que previne de muitas coisas, transmissão de alguma coisa que ninguém sabe. O transporte público todo mundo utiliza e a gente precisa tomar os devidos cuidados”, afirmou a passageira Carolina Moura, que não colocou a touca ao apanhar um mototáxi.
A mototaxista Rosineide de Almeida destaca que cuidados toma para higienizar os capacetes. “Lavar sempre, passar uns produtos que a gente compra para desinfetar”, afirma.
A limpeza do capacete deve ser constante e a prevenção é o melhor remédio, mas se por acaso algum tipo de alteração na pele for detectada sempre procure um especialista. “Fungos, que é prevalente em nossa região, hanseníase, bem como outras doenças como infecções virais, gripes, tuberculose”, destaca o especialista em dermatologia estética, Cersar Raizer.
Campanha 'Peça a sua touca'
O Sindicato de Mototaxistas de Santarém realizou de dezembro de 2012 a janeiro de 2013 a campanha ‘Peça sua touca’. A iniciativa visava incentivar os usuários do transporte a serem cautelosos ao utilizar o serviço para evitar possíveis doenças, a partir do compartilhamento do capacete.
A touca é um acessório que cobre a cabeça evitando o contato direto do couro cabeludo com o capacete. A campanha teve o intuito de distribuir cinco mil toucas para os usuários do transporte.
Redação Notapajos com informações de Márcia Andrade
Nenhum comentário
Postar um comentário