Breaking News

Nicolau do povo: “Pró-Saúde tem que ser fiscalizada”


Vereador Nicolau afirma que alguma coisa está errada com empresa Pró-Saúde

Vereador Nicolau diz que alguma coisa está errada com empresa Pró-Saúde
Um pedido de informações em caráter de urgência urgentíssima, solicitando informações junto à direção da Sespa e do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Waldemar Pena, sobre as distribuições de cotas de exames foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, na Câmara Municipal de Santarém.

O trabalho foi apresentado pelo vereador Nicolau do Povo (PP) e pede informações sobre a distribuição de cotas de exames para pacientes. O parlamentar quer saber como as cotas são distribuídas, ou seja, se no dia e/ou mês. No pronunciamento que fez ao usar a tribuna, o Vereador disse que fez o pedido baseado em uma entrevista concedida a uma emissora de rádio de Santarém pelo diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Hebert Moreschi, afirmando que o serviço de ressonância magnética não está atingindo o total de vagas e que por conta disso mensalmente estão sobrando 40 vagas. Por isso o parlamentar resolveu questionar a direção do HRBA, através do pedido de informação.

No pedido que foi aprovado, Nicolau do Povo pede à direção do Hospital Regional um relatório sobre os serviços, vagas e quantos estão sendo utilizados. O Vereador tomou conhecimento, através dos meios de comunicação, que tem pacientes que chegam a esperar mais de dois anos para realizar um exame, por falta de cotas de exames.

“Tem pessoas que conheço e que estiveram em meu gabinete com papel que comprova uma espera de quatro meses”, disse o parlamentar. De acordo com o Vereador, alguma coisa está errada e a empresa Pró-Saúde precisa ser fiscalizada para se explicar o que faz com o grande recurso financeiro que é enviado pelo Governo do Estado para a manutenção do Hospital Regional. “Nós temos culpa, pois não fiscalizamos, não procuramos saber quantas ultrassonografias o Hospital Regional bate. 

Por isso precisamos de uma explicação do diretor do hospital. Como Vereador, tenho a obrigação de colocar a limpo essa situação para a população que não agüenta mais tanto sofrimento”, declarou Nicolau do Povo.

Por fim, o parlamentar disse que, quer saber quantas cotas são destinadas a Santarém e às demais cidades que ficam na região do Baixo Amazonas e que são atendidas pelo Hospital Regional. “Vou propor que os deputados da região se pronunciem sobre o assunto na Assembléia Legislativa do Estado”, encerrou o Vereador do PSB.

Denúncia repercute na Alepa: O deputado Nélio Aguiar (PMN) se pronunciou na tribuna da Alepa (Assembléia Legislativa do estado do Pará) na quarta-feira (20), sobre a denúncia feita pelo vereador Nicolau do Povo (PP), com relação aos problemas no acesso dos usuários do SUS para a realização de exames de alta complexidade no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). 

“Apesar de muita gente esperar cerca de 40 dias por um exame de ressonância magnética ou mamografia, ao final do mês o Hospital não consegue atingir a meta pactuada com a Sespa, então, há uma grande contradição na prestação do serviço, que precisa ser esclarecida, pois sabemos que há muitos pacientes que precisam de mamografia, tomografia e ressonância magnética e ficam esperando meses na fila e alguns até cansam de esperar e acabam pagando pelos exames em clinica particular“, alertou Nélio.

A denúncia do Vereador santareno busca esclarecer informações dadas à imprensa pelo diretor hospital regional Hebert Moreschi, que concedeu entrevista em uma rádio local, afirmando que o serviço de ressonância magnética não estaria atingindo o total de vagas e que por conta disso, mensalmente estariam sobrando 40 vagas. 

“O Vereador pede ainda à direção do Regional que emitam um relatório sobre a capacidade instalada dos serviços, inclusive, sobre sobra de vagas, pois os meios de comunicação locais mostram pacientes que chegam a esperar mais de dois anos para realizar um exame de alta complexidade”, alerta o parlamentar.

Por: Carlos Cruz

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço