Breaking News

Vereadores querem que União repasse porto para o Município


Prefeitura não pode fazer qualquer modificação para resolver os transtornos.

Porto improvisado não tem estrutura e espaço é pequeno
Santarém - Os vereadores de Santarém, oeste do Pará, querem que a União entregue a administração da área portuária de Santarém ao governo municipal. Para os parlamentares, essa seria a solução para os problemas enfrentados diariamente por quem precisa do local.

O porto da Praça Tiradentes está sem estrutura adequada e o espaço é pequeno para tantas embarcações e passageiros. O problema é antigo e compromete a rotina de quem precisa ir ao local.

A alegação da Prefeitura é que não há como realizar modificações na estrutura do porto porque a área que vai desde o Mercadão 2000 até a Vila Arigó pertence à União e, diante disso, o governo municipal não pode fazer qualquer modificação.

A discussão mais uma vez foi parar na Câmara de Vereadores de Santarém, em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (26), que reuniu parlamentares e representantes de instituições públicas.
“Essa discussão sobre esse fluxo de passageiros e de acompanhantes que estão em espera ou que estão se despedindo, é importante um local apropriado”, afirmou a representante do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, Inês Dolzanes.

Com a extinção da Secretaria Municipal de Organizações Portuárias (Semop) de Santarém, a responsabilidade pelo local ficou por conta da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). O representante da pasta também acredita que se a Prefeitura assumir a administração daquela área portuária, os problemas seriam resolvidos.

“Foge das nossas alçadas algumas questões burocráticas por conta dessa questão de ser da União. Nós, tendo essa gerência, podemos administrar projetos mais aprofundados que possam contribuir para o município”, declarou o representante da SMT, Elias Baima.

Após a sessão especial, os vereadores informaram que vão fazer um requerimento junto à Prefeitura solicitando à União o repasse da área portuária ao governo municipal.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço