Breaking News

Primeira-dama do Pará adere à corrida do HRBA que incentiva a doação de órgãos


A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, visitou o município de Santarém, nesta quinta-feira (10), acompanhada da secretária-adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Ivete Vaz. Em agenda oficial na região, Daniela Barbalho teve um breve encontro com o diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi, e apoiou a inciativa da unidade do Governo do Pará em prol da doação de órgãos, por meio da I Corrida Doando Pela Vida, que será realizada no próximo domingo (13). 

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o HRBA promoverá a I Corrida Doando Pela Vida com o objetivo de estimular a doação de órgãos. 

Na oportunidade, a primeira-dama foi receptiva com a iniciativa e demonstrou preocupação com a causa e interesse em apoiá-la. “Além de abraçar a campanha, a primeira-dama, literalmente, vestiu a camisa para que a gente possa levar essa informação a um número maior de pessoas. Temos diversas pessoas na fila de transplante, mas só conseguiremos viabilizar novos transplantes, se houver doação. Quanto mais pessoas conscientes e comprometidas com a causa, teremos mais doadores, menos pessoas na fila do transplante, e mais vidas salvas”, ressaltou Moreschi. 


A iniciativa 

A I Corrida Doando Pela Vida terá percurso de 5 km, com largada no Centro Cultural João Fona. O trajeto compreende uma passagem rápida pela Avenida Nazaré, seguindo pela Avenida Rui Barbosa, Travessa 2 de junho, Avenida Tapajós, retornando ao Centro Cultural, na Orla da cidade. A concentração será às 6h30 e a largada às 7h. 

Além de chamar atenção para a causa dos transplantes, a iniciativa visa reforçar a importância da prática de atividades físicas para a promoção da saúde. 

Inscrições encerradas 

As inscrições encerraram nesta quinta-feira (10). O kit para os inscritos (chip, número, camisa, medalha de participação, além de água e frutas ao final da prova), será entregue no dia 11 de outubro, das 11h às 18h, na loja Lupo. 

Dia da Filantropia leva serviços gratuitos à população 

Durante a corrida, o HRBA realizará mais uma edição do projeto “Ação do Bem”, em comemoração ao Dia da Filantropia.  Na ocasião, corredores e população em geral poderão ser agentes do bem, doando alimentos que serão destinados a uma entidade. Serão disponibilizados atendimentos de saúde com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de material educativo. 

Sobre o HRBA 

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade pública de saúde do Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. O hospital é credenciado para a captação múltipla de órgãos e transplantes de rins. O primeiro transplante de rim proveniente de doador vivo foi realizado pela unidade em novembro de 2016. Até o momento, o HRBA alcançou a marca de 54 transplantes. 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros - a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos. 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: HRBA, PRÓ-SAÚDE

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço