Breaking News

Hospital Regional de Santarém apoia e realiza atendimentos durante a 7ª Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama


Referência no tratamento de pacientes oncológicos na região Norte do Brasil, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou diversos atendimentos de saúde, em apoio a 7ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama – maior manifestação social sobre o tema, em Santarém. Segundo a organização do evento, 4 mil pessoas participaram da atividade esportiva, realizada na Orla da Cidade. 

O câncer de mama é uma multiplicação anormal de células mamárias que promove a formação de nódulos, podendo formar um tumor maligno. 

Em parceria com acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário da Amazônia (Unama), que fazem residência multiprofissional na unidade, o HRBA, unidade do Governo do Estado do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, ofereceu serviços de aferição de pressão, verificação de glicemia e de bioimpedância, um exame que mede a composição corporal de uma pessoa. 

O auxiliar de engenheiro, Lucas Oliveira, prestigiou o evento e aproveitou a oportunidade para verificar como estava a saúde. “Acho esses atendimentos excelentes, pois é acessível para quem quiser fazer. À vezes estamos querendo ir no posto de saúde fazer esses simples atendimentos, e não achamos tempo. Trazer esse atendimento para cá, nos permitiu o acesso aos cuidados com a saúde”. 

Apenas no HRBA, 361 mulheres estão em tratamento contra o câncer de mama. Na unidade, este é o segundo tipo de câncer com maior incidência. Entre os principais fatores de risco da doença estão: a ingestão de alimentos ricos em gorduras, obesidade e sedentarismo, primeira menstruação antes dos 11 anos de idade, hereditariedade e consumo regular de álcool. 

“No mundo, o câncer de mama ainda é uma das doenças que mais afeta as mulheres, por isso é tão importante ter hábitos saudáveis, fazer exames de rotina, além da atividade física regular e o autoexame. Em função disso, o HRBA e o Governo do Estado apoiam integralmente a Corrida e Caminhada do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, pois a iniciativa tem o objetivo primordial: alertar a população, engajar todos nesta campanha que incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi. 

O coordenador do evento, o médico radiologista Bruno Moura, destacou a contribuição do HRBA. “Não tem como falar de prevenção ao câncer, se não envolver o HRBA. O Hospital presta um serviço de excelência em relação ao tratamento do câncer de mama e outros. Foi fundamental a participação da unidade, mais um ano com a gente, prestando todas as informações, realizando atendimentos de saúde, dando apoio, e se consolidando como referência para as mulheres que estão nessa luta contra o câncer. O prestígio da unidade é essencial. E assim seguimos, unidos contra o câncer de mama”, disse. 

Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul do HRBA 

O HRBA lançou no dia 17/10, a campanha Outubro Rosa e o Novembro Azul com o tema “Prevenção do Câncer é um assunto de família”. A iniciativa que visa alertar sobre o câncer de mama e próstata, seguirá até o dia 30/11 com a realização de orientações e palestras educativas. No dia 1/10, a iluminação da fachada da unidade foi alterada para a cor rosa. 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos. 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: Anna Karla Lima - PRÓ-SAÚDE

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço