Farmácias auxiliam no tratamento de diabetes
No dia mundial da saúde, 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove o alerta sobre a importância da prevenção e os cuidados com o diabetes. A doença grave e crônica acomete, atualmente, 13 milhões de brasileiros, o equivalente a 6,9% da população. E esse número está crescendo. A OMS estima que em 2030 o diabetes seja a sétima maior causa de morte.
Um dos principais alertas do órgão é em relação à importância do tratamento contínuo dos pacientes. Além do médico, a frequência com que o paciente diabético vai até a farmácia e a facilidade em ser atendido por um profissional da área de saúde, coloca as unidades farmacêuticas na linha de frente do tratamento do diabetes. De acordo com Roberto Bazotte, autor do livro "Paciente Diabético - Cuidados Farmacêuticos", após o diagnóstico médico, o farmacêutico é o profissional com maior tempo e frequência de contato com o paciente.
Em mais de quatro visitas por mês na unidade da Extrafarma da BR-316, o aposentado Caio Julio Martins, 64 anos, paciente do tipo 2 há quase 20 anos, acredita que o bom relacionamento com a equipe farmacêutica é uma vantagem durante no tratamento. "Esse relacionamento é importante, pois a equipe da unidade sabe me atender", disse.
A boa experiência de relacionamento também faz diferença para Vanessa Lee, 47 anos, mãe de dois adolescentes diabéticos. "Temos um vínculo que me faz sentir bem. Chego na loja e as pessoas me chamam pelo nome. Isso nos ajuda a manter a qualidade do tratamento", afirma a advogada, que frequenta a unidade próxima de sua casa.
A aposentada Maria de Lourdes Salomão, paciente do diabetes tipo 2 há mais de três décadas, acredita que o vínculo com a mesma equipe seja importante também para a auto estima durante o tratamento. "Como faço o tratamento contínuo, vivo na farmácia e sou atendida com muita atenção. Só isso já ajuda muito, pois não é fácil ter que usar tantos remédios por dia", disse.
Para Rodrigo Pizzinatto, Diretor Comercial e Marketing da Extrafarma, os pacientes com doenças crônicas, como o diabetes, desafiam e estimulam a melhoria contínua do atendimento da farmácia. "Treinamos nossa equipe para que a orientação correta garanta a satisfação e, principalmente, resulte na melhoria de saúde e bem-estar dos nossos clientes", declara o diretor.
Sobre a Extrafarma
Há dois anos, o grupo Ultrapar Participações S.A. (Ultrapar), por meio das companhias que o integram (Ipiranga, Oxiteno, Ultracargo e Ultragaz), aprovou a incorporação da totalidade das ações da empresa Imifarma Produtos Farmacêuticos e Cosméticos S.A - a Extrafarma - em constante processo de expansão para as demais regiões do país. Com a negociação, cuja aprovação foi validada por 99,8% dos acionistas, o "Ultra" passou a atuar no mercado nacional e internacional com um total de cinco companhias, tendo a Extrafarma como a primeira do ramo farmacêutico, tornando-se seu terceiro negócio de distribuição e varejo especializado.
Atualmente, a Extrafarma possui 262 lojas distribuídas nos estados do Pará (onde está localizado o Centro de Distribuição, com mais de 12 mil m²), Ceará (com o mais novo Centro de Distribuição da rede, no município de Aquiraz, com capacidade para atender as lojas na região nordeste), Maranhão, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, com a recente abertura da primeira unidade em Recife, e São Paulo.
Fonte: Temple Comunicação
Nenhum comentário
Postar um comentário