Breaking News

HRPT promove campanha para incentivar a doação de sangue no Carnaval

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em parceria com a Liga dos Blocos de Carnaval de Altamira, está promovendo a campanha "Curta o Carnaval doando vida e amor". A ação busca sensibilizar a população para a necessidade de reposição do estoque técnico do Hemopa durante o carnaval, período em que a demanda por bolsas de sangue nas redes pública e privada de saúde aumenta, na contramão da disponibilidade desse material. A redução no número de doações voluntárias tem sido um dos fatores preponderantes para a escassez do produto, que já e a maior registrada nos últimos dois anos.

Apenas o HRPT consome cerca de 60% do estoque do Hemopa para atender procedimentos de média e alta complexidade, além dos atendimentos de urgência e emergência. O objetivo inicial é coletar 150 bolsas de sangue no período entre 27 de janeiro e 5 de fevereiro. Os voluntários concorrerão a 20 abadás, que serão oferecidos pelos blocos Biruta, Me Beija, Caça-Cachaça e Acerola.

Para Rodrigo Faria, bioquímico e coordenador da agência transfusional do Hospital, toda a campanha é importante. “O problema maior hoje está em salvaguardar os atendimentos emergenciais, pois a demanda não é compatível com o estoque disponível. Por isso, é importante fazer campanhas para sensibilizar a população e mostrar que a doação é uma atitude pela vida e que pode ser adotada por todos”, afirmou.  

Serviço: A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes s/n, bairro São Sebastião. As doaçõespara a campanha podem ser feitas de 27/01 a 05/02, no horário de 7h30 as 12h30.

Fonte: Hospital Regional da Transamazônica (Altamira)-HRPT

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço