Breaking News

Fiação elétrica precária coloca população em risco


Mais um poste pegou fogo em uma das ruas do centro comercial de Santarém, no oeste do Pará, e assustou moradores e comerciantes na avenida Barão do Rio Branco, entre as ruas Galdino Veloso e Floriano Peixoto, na última terça-feira (25). O fogo começou após um curto-circuito e danificou parcialmente a rede elétrica naquele perímetro, deixando o quarteirão inteiro sem energia elétrica. Não houve danos mais graves, apesar do susto. De acordo com os lojistas, a maioria das fiações elétricas nas ruas do centro da cidade está comprometida e oferece riscos à população e, principalmente aos comerciantes, que cobram manutenção da rede de energia de todas as ruas do comércio, pois este não foi o primeiro caso de incêndio em postes. O blog Quarto Poder percorreu algumas vias do comércio e constatou que em muitos postes, o emaranhado de fios acentua a preocupação da classe empresarial com relação à precariedade da fiação elétrica que volta e meia entra em curto apavorando comerciantes e pedestres.

O comerciante Laurindo Aguiar, por exemplo, falou do seu medo e do medo das pessoas que transitam pelas ruas onde há, visivelmente, postes em condições precárias, que além de ameaçarem cair a qualquer momento, estão com muitos fios emaranhados e que provocam pequenos curtos, assustando os pedestres. “É uma situação preocupante, pois todo mundo pode perceber que a rede de energia do centro comercial está comprometida e vários incidentes já foram registrados, com postes pegando fogo por causa de curtos-circuitos e a concessionária não promove a mudança dessas redes”, disse Aguiar.


Em algumas ruas do centro comercial da cidade, pelo que constatou a reportagem, vários curtos-circuitos nas redes de energia elétrica já foram registrados assustando comerciantes locais. “O que se percebe é que grande parte da fiação é antiga e em alguns postes há muitos fios entrelaçados que podem provocar um problema de graves proporções. A empresa responsável pela manutenção desse serviço deveria inspecionar toda rede elétrica da área comercial de Santarém para garantir a segurança de todos”, completou o lojista Roberto Coelho.



Celpa explica motivos de curtos-circuitos no comércio

O blog, após verificar a situação desses postes, inclusive com registro fotográfico, e ouvir comerciantes, moradores e pedestres sobre o que eles esperam que seja feito para evitar novos incidentes deste como ocorreu com a fiação do poste da avenida Barão do Rio Branco, entrou em contato com a assessoria de comunicação da Celpa que respondeu a vários questionamentos feitos pela reportagem. Abaixo, transcrevemos na íntegra o que a concessionária de energia elétrica explica sobre estes casos. 

Blog Quarto Poder: A Celpa realiza algum tipo de inspeção nas redes que fornecem energia ao centro comercial da cidade? De quanto em quanto tempo esse serviço é realizado?

Celpa: A Celpa realiza inspeções periódicas na rede, conforme cronograma direcionado pelo plano de manutenção da concessionária, que é realizado com base no estabelecimento de regras de priorização e classificação dos alimentadores, ramais de média tensão e transformadores quanto à criticidade e análise de desempenho dos mesmos.

Blog Quarto Poder: Por que tem ocorrido tantos incêndios nas redes elétricas do centro da cidade?

Celpa: A concessionária informa que a maior parte das queimas que ocorrem nos padrões de ligações de energia elétrica é provocada por curtos-circuitos. Isso pode ocorrer devido ao aumento de carga sem o prévio aviso à concessionária. Para evitar os curtos-circuitos, a Celpa orienta - conforme determina a legislação do setor elétrico – que o cliente entre em contato com a concessionária para informar sobre o aumento de carga. Dessa forma, serão feitas as adequações necessárias no sistema de distribuição a fim de evitar acidentes.

Blog Quarto Poder: O amontoado de fios não sobrecarrega a rede?

Celpa: Quanto aos emaranhados de fios, os que são mostrados nas imagens referem-se a empresas de telefonia. Ocorrências desta natureza, envolvendo rede elétrica, quando chegam ao nosso conhecimento são imediatamente tratadas, uma vez que podem provocar curtos circuitos e consequentemente, interrupções no sistema.

Blog Quarto Poder: A fiação é antiga? Existe algum planejamento para trocar essa fiação por novos cabos?

Celpa: Dentro do cronograma de inspeção desses condutores é verificada a real necessidade de substituição, o que já foi feita em algumas situações recentes no centro comercial do município, como por exemplo, na Tv. Quinze de Agosto, entre Galdino veloso e Siqueira Campos e na Rua Floriano Peixoto, entre Quinze de Agosto e Quinze de Novembro.

Fonte: Blo quarto poder

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço