Breaking News

Investimentos na Atenção Básica de Saúde beneficiam quase 10 mil pessoas no Lago Grande


A Prefeitura de Santarém e a população da região do Lago Grande celebraram importantes conquistas, nesse sábado (6), com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica de Saúde. Foram entregues duas novas ambulâncias, apresentado um novo profissional do Programa Mais Médicos e assinada Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da comunidade de Vila Curuai, orçada em aproximadamente R$ 250 mil, com previsão de conclusão em 90 dias.

Os investimentos da Prefeitura atenderão aproximadamente 10 mil pessoas de 39 comunidades do Baixo e Alto Lago. Participaram da solenidade o vice-prefeito José Maria Tapajós, os vereadores Júnior Tapajós; Didi Feleol; Janderilson Rêgo e Antônio Rocha, as secretárias Dayane Lima (Saúde) e Mara Belo (Educação) e demais membros da equipe de governo.


As duas novas ambulâncias, devidamente equipadas para dar suporte em casos de urgência e emergência, foram adquiridas pelo município fruto de emendas parlamentares do ex-deputado federal Wladimir Costa e Lúcio Vale, ex-deputado federal e atual vice-governador do Pará. A primeira ficará baseada em Vila Curuai, e atenderá mais 22 comunidades, totalizando um público de aproximadamente seis mil pessoas. A segunda ambulância ficará baseada em Vila Socorro, atendendo mais 17 comunidades, beneficiando 3.800 pessoas.

A Prefeitura também apresentou o novo médico que atenderá em Vila Curuai. Trata-se de Gustavo dos Reis Oliveira, formado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ele é contratado do Programa Federal Mais Médicos.


Uma nova UBS para Vila Curuai
Outra importante conquista celebrada entre o poder público e os moradores foi a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da UBS de Vila Curuai. O recurso é proveniente de emendas parlamentares do deputado federal Hélio Leite e da ex-deputada federal Júlia Marinho. Orçada em aproximadamente R$ 250 mil ela trará mais conforto e disporá de novos espaços, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima.

"Após a reforma e ampliação teremos dois consultórios médicos, uma sala própria para exame de PCCU, sala de vacina, teste do pezinho, tudo que hoje não tem, vamos ampliar os serviços com qualidade nos atendimentos", explica a secretária.

Para lideranças comunitárias, os investimentos anunciados e concretizados para o Lago Grande são fruto de um trabalho conjunto. "Nós estamos aqui na ponta, cobrando do poder público as demandas apontadas pelos moradores. Sabemos que não é fácil, por conta dos poucos recursos, mas a Prefeitura e a gestão do prefeito Nélio Aguiar merecem os parabéns pelo empenho e esperamos mais conquistas", pondera o presidente da Associação de Moradores de Vila Curuai, Antônio Aquino.

Prefeito destaca importância dos investimentos na Atenção Básica

Investir na Atenção Básica de Saúde é evitar a proliferação de doenças. É contribuir para a diminuição do número de internações hospitalares pela falta de cuidados primários, fundamentais para se ter uma vida saudável. Segundo o prefeito Nélio Aguiar, desde o início da gestão, há uma preocupação constante em garantir mais saúde e qualidade de vida à população, por meio da prevenção.

"Temos trabalhado para fortalecer a Atenção Básica no município de Santarém, não somente na área urbana, mas, também, no interior, seja na área de planalto, como também, na área de rios. Nós estamos entregando algumas unidades de Saúde, como na região do Aritapera, estamos autorizando a reforma e ampliação da UBS do Curuai e entregamos recentemente uma embarcação fluvial [UBS Fluvial Ailton Barros], pois nem toda comunidade tem uma unidade de saúde e você precisa complementar a nossa política de atenção básica dentro de nossa realidade amazônica. 

Por isso é muito importante fazermos Atenção Básica, ter o médico na ponta, enfermeiros, técnicos para ajudar as mamães a fazerem um bom pré-natal, aplicar as vacinas em nossas crianças, nas mulheres fazer a coleta do PCCU, cuidar bem dos pacientes que são diabéticos ou hipertensos. Uma Atenção Básica bem feita evita muito as internações no Hospital Municipal e Hospital Regional, porque no lugar de só tratar a doença você acaba fazendo a promoção da saúde", ressalta o prefeito.

Em meio à celebração e conquistas, a ambulância da Vila Curuai foi chamada para atender a um chamado de uma jovem grávida. Luciana Barbosa Batista, 19 anos, estava recebendo os primeiros atendimentos. Ela estava à caminho de Santarém, já em adiantado trabalho de parto, quando às 14h40 veio ao mundo seu primeiro filho e às 15h o segundo. Os gêmeos foram conduzidos para a UBS de Vila Socorro para receberem os primeiros atendimentos. A jovem mamãe e seus bebês, com 2,525 kg e 48 cm e 1,935 kg e 41 cm, respectivamente, passam bem e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Santarém na ambulancha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



Fonte: PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço