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Governo do Estado amplia antigos e cria novos serviços on-line

Para garantir um canal de comunicação direto entre a população e os organismos que prestam serviços públicos, o governo do Estado vem aperfeiçoando as plataformas de atendimento digital. Reclamações, dúvidas, agendamentos, emissão de segundas vias de boletos, negociação de débitos e outras opções de serviços estão cada vez mais acessíveis ao público por via on-line.

Desde o mês de novembro, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) passou a reforçar o atendimento ao público, que antes era feito apenas pelo call center 0800 707 1195, com a disponibilização de uma linha direta de serviços. Através do chat cosanpa.pa.gov.br e do Whatsapp (91) 98423-4314, os usuários podem negociar débitos, esclarecer dúvidas, solicitar serviços, entender melhor as cobranças discriminadas na conta e solicitar segunda via da fatura, além de se informar sobre o abastecimento de água e denunciar vazamentos.

Os serviços on-line funcionam de segunda a segunda, inclusive aos feriados, das 6h às 20h. Por meio do endereço eletrônico www.cosanpa.com.br, o usuário também tem a sua disposição uma loja virtual, onde funciona o autoatendimento, que permite a solicitação de segunda via de contas e a certidão negativa de débito.

O canal on-line da Cosanpa recebe, em média, 400 chamadas por dia, garantindo aos clientes a solução mais rápida das demandas, com segurança e transparência nos processos de atendimento, negociação de débitos e repasse de informações. “Além desses benefícios, estabelecemos uma aproximação maior com nossos clientes, reforçando a nossa credibilidade”, diz Édson Cardoso, gerente de produtos e serviços da Cosanpa.

Detran - Desde que foi criado, há mais de 10 anos, o site do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) disponibiliza serviços on-line para fins de habilitação, licenciamento de veículos, consultas e geração de documentos diversos. Hoje, 85% dos serviços do órgão são disponibilizados no site www.detran.pa.gov.br.

No ambiente virtual, o usuário pode fazer a triagem de seu atendimento, selecionando o local, a data e o horário nos quais deseja ser atendido. Podem ser agendados pelo site do órgão a biometria (identificação digital), os exames médico, psicotécnico e de legislação de trânsito, bem como o exame de trânsito, assim como é possível cancelar um exame previamente agendado.

Um serviço que muita gente desconhece é a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), que também é feita através do site, para quem pretende viajar para o exterior. A única condição para isso é que o condutor esteja com a Carteira Nacional de Habilitação em dia.

O aplicativo “Detran/PA Mobile”, compatível com o sistema operacional Android e disponível para download no Google Play, é outra opção que garante comodidade aos usuários. Os serviços ofertados incluem consulta detalhada ou resumida a veículos e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como pontuação e infrações, consulta à base de dados do Gravame (desalienação) e licenciamento de veículo, onde é possível consultar o orçamento e gerar a linha digitável do boleto para pagamento.

Upgrade - Para 2018, a meta do Detran é aperfeiçoar essa ferramenta, tornando o site do órgão um dos mais completos em termos de serviços entre os 27 Detrans existentes no país. Para isso, está programada uma reformulação completa da página, que vai ganhar novo layout, mais didático e funcional. Alguns serviços que exigem a presença em cartório, como a interposição de recursos, também passarão a ser oferecidos. Pelo novo site do Detran, o motorista ainda poderá fazer bloqueios judiciais e acompanhar os processos de suspensão da carteira de habilitação.

Outra novidade será a possibilidade da emissão, a partir de março de 2018, da Carteira Nacional de Habilitação Digital, que diminui o risco de fraudes e facilita a identificação, e a comunicação de venda.

Este ano, o Detran firmou convênio com o Tribunal de Justiça do Estado e a Associação dos Cartórios, o que possibilitará o lançamento imediato no banco de dados do órgão do registro de venda de veículos registradas em cartório, evitando, assim, a burocracia que o trâmite normal desse processo exige e também possíveis fraudes.

“O uso da tecnologia é um benefício também para o Detran. Com a disponibilização desses serviços, temos mais celeridade e segurança em nossos processos, além de evitar a presença de intermediários e os erros humanos decorrentes de operações presenciais”, explica Valter Aragão, coordenador de Educação para o Trânsito.

Sefa - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) oferece ao contribuinte 73 tipos de serviços on-line, disponibilizados pelo portal www.sefa.pa.gov.br, que existe desde 2006. O atendimento não presencial tem crescido nos últimos anos pela comodidade que garante aos usuários.

Em 2016 foram 12.634.830 acessos no Portal da Sefa, e este ano, até o mês de novembro, 11.904.101. “Um dos maiores benefícios desse canal de comunicação para o contribuinte e a segurança na informação, que reflete um trabalho de qualidade prestado pela Sefa. As informações fornecidas são preservadas em absoluto sigilo fiscal e o sistema virtual facilita essa transmissão de informações”, destaca Tânia Braga, coordenadora de Atendimento da Secretaria.

O Portal da Sefa disponibiliza 24 serviços de acesso livre e 49 de acesso privado, isto é, que exigem cadastro com senha ativada ou acesso por meio de certificado digital. Para realizar cadastro prévio com ativação da senha os usuários só precisam agendar uma visita a uma unidade da Sefa para confirmar seus dados.

Na visita, será necessário apresentar os seguintes documentos, em cópia e original: Documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e procuração, se não for o beneficiário.

O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) avulso é um dos serviços de acesso público disponíveis no portal da Sefa, e um dos mais utilizados pelos usuários. No primeiro semestre de 2017 foram registrados 284.155 acessos.

O cadastro para acesso aos serviços é feito no link https://app.sefa.pa.gov.br/pservicos/. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefa (0800 725 5533). A ligação é gratuita e o funcionamento é das 8h às 20h.

Ampliação - Em 2018, o atendimento on-line da Sefa será aperfeiçoado com a criação de um chat para o contato direto com os servidores da secretaria, através do qual o contribuinte poderá dirimir todas as suas dúvidas, já que todos os 73 serviços disponibilizados no site são de autoatendimento. “Isso vai facilitar ainda mais a nossa interação com os contribuintes de todo o Estado”, destaca Iranete Staack, diretora da Sefa.
Susipe- Na Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará ( Susipe), o serviço on-line permite receber denúncias anônimas por intermédio de mensagens instantâneas, no Whatsapp (91) 98814-1218, que funciona em tempo real para ajudar as polícias na captura de fugitivos do sistema penal, além do Disque-Denúncia (181). Em ambos os canais o sigilo do cidadão é garantido.

Sespa - A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) disponibiliza aplicativos que servem como fonte de informações para profissionais da área da saúde e cidadãos de acordo com a finalidade de cada um.

São eles:

Boas práticas para batedores de açaí e bacaba: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sespa.boaspraticas

Boas práticas para profissionais da área da beleza: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sespa.belezapp.



Fonte: SECOM

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imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço