Breaking News

Aprovado em Assembléia Geral como sócio efetivo, a partir de fevereiro de 2018 passarei a me dedicar e trabalhar em prol do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap

SANTARÉM – O Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap, realizou na noite de sexta-feira (15/12), na Casa da Memória (que fica em frente à praça Manoel Morais/Mascotinho) a última Assembleia Geral de 2017 sob a presidência da historiadora Terezinha Amorim. 

A reunião serviu para debater vários temas, como exclusão de sócios, eleição de novos integrantes e prestação de contas do ano de 2017, encerrando com uma confraternização. 
Também foi eleita, na reunião, uma Comissão Eleitoral que deverá organizar a eleição para a nova diretoria em março de 2018.

AUSÊNCIA – O estatuto do IHGTap prevê 60 cadeiras para sócios efetivos (pesquisadores que moram na região oeste do Pará), mas atualmente tinha apenas 34 sócios nessa categoria (eram 37, mas dois se desligaram e um faleceu), sendo que oito destes que, desde a fundação do instituto em 2012, não justificaram ausências ou pagamento da anuidade e descumpriram o Estatuto, acabaram sendo excluídos por unanimidade desse quadro. “Eles continuarão vinculados ao instituto apenas como fundadores e, se quiserem, podem requerer seu retorno, no futuro, desde que cumpram com seus deveres”, informou a presidente da instituição. 

Além destes, outros dez associados efetivos que também andam ausentes de recentes atividades, serão contatados e informados que deverão reativar suas participações para não serem, também, excluídos do quadro dentro de um ano. 

A assembleia também deliberou sobre a mudança de categoria de dois Sócios Efetivos para Eméritos (pessoas com idade avançada que já não conseguem participar das atividades).

NOVOS SÓCIOS – Após a mudança no quadro societário, os membros do Instituto discutiram sobre candidaturas de novos associados apresentadas neste dia. Foram aprovados, de imediato, sete novos sócios efetivos e três sócios correspondentes (pesquisadores que moram fora da região oeste do Pará). Outros nomes apontados na assembleia aguardam confirmação em outro momento.

Os novos sócios efetivos do IHGTap são: Ubirajara Bentes de Souza Filho (advogado), Raphael Lukas Ferreira Ribeiro (jornalista), Eduardo Maurício Silva Fonseca (advogado), Ádrio Denner Santos de Sousa (músico e videomaker), Giovanna Litz Carneiro do Valle (advogada), Cinthia dos Santos Moreira Bispo (arqueóloga). E como sócios correspondentes, foram incluídos: Maria Franssinete de Souza Florenzano (jornalista e advogada, que mora em Belém) e Wilverson Rodrigo Silva de Melo (historiador que vai morar em Portugal, onde fará doutorado). Com as novas aquisições, o IHGTap passa a ter, por enquanto, 29 sócios efetivos, 02 sócios eméritos e 13 sócios colaboradores.

Eleições – Em março de 2018, durante seu 6º aniversário de fundação, o IHGTap elegerá nova diretoria. Na assembleia geral de sexta-feira, foi eleita uma Comissão Eleitoral (CE) formada por três associados que não pretendem concorrer a nenhum cargo na próxima gestão: Jota Ninos (jornalista e analista judiciário), Lila Bemerguy (jornalista) e Sidnei Rocha (professor e geógrafo). A CE deverá apresentar um regimento eleitoral até o dia 02 de fevereiro de 2018, data em que serão empossados os novos associados.

Fonte: Ubirajara Bentes De Souza Filho, André Oliveira

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço