Breaking News

Parceria entre Prefeitura e Banco da Amazônia busca melhorar o atendimento de donos de barracas na Vila de Alter do Chão


Uma parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur) e o Banco da Amazônia vai possibilitar, finalmente, que os donos de barracas da praia do Cajueiro e Ilha do Amor, em Alter do Chão, possam comercializar seus produtos aos turistas e cobrar pelos serviços no cartão de crédito ou débito. A novidade foi discutida com representantes das Associações dos Barraqueiros durante reunião na sede da Divisão de Políticas de Desenvolvimento, vinculada à Semdetur, que contou, também, com a participação da Associação dos Catraieiros e de representantes do próprio Banco.

Durante a reunião, o titular da Semdetur, Valdir Matias Jr., explicou aos barraqueiros e catraieiros a importância da parceria entre a PMS e o Banco da Amazônia, que possibilitará benefícios para empreendedores, por meio do Programa Amazônica Florescer, que oferta linha de crédito especial para pessoas que estão na informalidade.

“O objetivo é garantir crédito para esses empreendedores, capacitá-los e qualificá-los proporcionando a eles condições para que potencializem seus negócios, garantindo renda e desenvolvimento para este segmento importante para o setor turístico de Santarém”, disse o titular da Semdetur.

Sobre a disponibilidade das máquinas de cartão de crédito e débito para os barraqueiros, o secretário informou que o Banco da Amazônia vai possibilitar o acesso ao sistema para que essas pessoas possam, também, vender seus produtos pelo sistema que é mais usado pelo turista: o cartão.

“Uma das maiores reclamações dos turistas que visitam Alter do Chão hoje em dia é, justamente, sobre a falta de máquinas nas barracas para o pagamento com cartão de crédito ou débito. Essa parceria com o Banco da Amazônia vai possibilitar o fim desse problema e esperamos que para o próximo Çairé todos os barraqueiros já tenham disponível esse sistema de venda”, destacou Valdir Matias Jr.

Mauro Vasconcelos, administrador distrital da Vila de Alter do Chão, também, lembrou que durante todo esse tempo essas pessoas deixaram de lucrar porque não podiam vender por meio do cartão. “Essa realidade será diferente a partir deste incentivo que a Prefeitura está dando aos barraqueiros”, destacou Mauro.

O Amazônia Florescer é um Programa de microcrédito do Banco da Amazônia que disponibiliza crédito para empreendedores sem burocracia e a juros baixos para a compra de matéria-prima, máquinas, equipamentos e pequenas reformas. É destinado as pessoas que desenvolvem atividade produtiva, como por exemplo, mercearias, armarinhos, lanchonetes, salão de beleza costureiras, oficinas, confecções, padarias, artesanatos e muitos outros segmentos produtivos.

Chaiene Monteiro, coordenadora do Amazônia Florescer, presente na reunião, explicou que para o empreendedor ter acesso ao financiamento, ele deve procurar a agência, munido dos documentos pessoais e comprovante de renda. A garantia exigida é o aval solidário, que reúne grupos de empreendedores que se conhecem, confiam e cooperam entre si, sendo avalistas uns dos outros.

“Tudo sem burocracia. Os valores dos créditos variam de R$ 300 a R$ 15 mil e o prazo para pagamento é determinado de acordo com a necessidade de cada atividade”, completou, ressaltando que a taxa de juros é de 2,4% a.m e 3 % de Taxa de Abertura de Crédito.

Nesta terça-feira (4), representantes do Banco da Amazônia participam de reunião com todos os barraqueiros de Alter do Chão para formalizar a proposta do microcrédito da instituição e tratar da aquisição das máquinas de cartão de crédito. Haverá, ainda, uma reunião com os catraieiros para a apresentação da proposta do Banco de doação de camisas e bonés, além das linhas disponíveis para este segmento. O Banco da Amazônia vai doar ainda, para os barraqueiros, guarda-sóis. 

Dona Maria de Nazaré, representante da Associação dos Barraqueiros da Ilha do Amor, mostrou-se muito satisfeita com as propostas apresentadas e espera que a próxima reunião seja mais produtiva e que os donos de barracas saiam do encontro já com a certeza de que serão beneficiados com o programa Amazônia Florescer e também com a liberação das máquinas para a venda com cartão.

“Esperamos agora solucionar esse problema, por meio desta parceria com a Prefeitura e o Banco da Amazônia”, frisou.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço