Breaking News

Horizonte Verde: Seminário debate Código Florestal


Por: Dannie Oliveira*

O Projeto Horizonte Verde com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, promove nos dias 27 e 28 de agosto, no seu Centro de Treinamento em Novo Progresso, o Seminário: Iniciativas Públicas e Privadas para Adequação ao Novo Código Florestal. Cerca de 100 participantes entre agricultores familiares, das comunidades Riozinho das Arraias e Santa Júlia, do PA Nova Fronteira, PA Santa Julia e PDS Terra Nossa, além de lideranças locais e técnicos extensionistas da região participam do evento.

A crise ambiental que o planeta enfrenta com as mudanças climáticas requer ações redobradas tanto a nível local, regional e global, visando a mitigação dos efeitos gerados pela exploração econômica convencional dos recursos naturais. Na região de abrangência do Projeto Horizonte Verde a agricultura de corte e queima, a exploração madeireira e a pecuária extensiva têm provocado à redução da cobertura florestal, tornando necessário investir esforços na mudança deste paradigma. Assim, o seminário tem com propósito sensibilizar os atores regionais quanto a importância da adequação ambiental de suas propriedades rurais ao novo Código Florestal e apresentar os mecanismos de apoio à Economia Verde.

O evento dividido em quatro mesas redondas abordará temáticas como: o Município de Novo Progresso e seus desafios, o código florestal, economia verde e a educação ambiental, tendo entre seus palestrantes integrantes da Prefeitura Municipal de Novo Progresso, Sindicato dos Agricultores Familiares, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato das Indústrias Madeireiras, Serviço Florestal Brasileiro, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Progresso, Universidade Federal do Oeste do Pará, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Banco da Amazônia, Sistema de Crédito Cooperativo-SICREDI e Instituto Kabu/Kayapós.

Em um ano e meio de atividades o Projeto Horizonte Verde já implantou 4 viveiros no município com produção inicial de 120 mil mudas, 85 hectares de Sistemas Agroflorestais implantados, formou 40 agentes ambientais e sensibilizou 911 pessoas em ações de educação ambiental.

Fonte: Ascom/Projeto Horizonte Verde

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço