Breaking News

MRN completa 36 anos de atividades no Pará


No próximo dia 13 de agosto, a Mineração Rio do Norte celebra 36 anos do seu primeiro embarque de bauxita, quando o navio Cape Race partiu, rumo ao Canadá, carregando 21 mil toneladas de minério. Atualmente a média anual de embarque é de 230 navios.

Projeto pioneiro na Amazônia, a MRN faz parte do grande complexo mineral que coloca o Pará no time dos mais importantes produtores de minério do Brasil e é a terceira maior operação de bauxita do mundo. A capacidade de produção anual é de 18 milhões de toneladas ao ano, sendo que, em 2014, 54% foram destinadas ao mercado interno para suprimento das refinarias Alunorte e Alumar e os outros 46% destinados ao mercado externo: 19% para os Estados Unidos, 13% para o Canadá, 10% para a Europa, 3% para a China e 1% para a Índia.

Em pouco mais de três décadas, a empresa se posiciona com um elemento de transformação da região, investindo em projetos sociais e no desenvolvimento do oeste paraense, com foco em quatro pilares: saúde e segurança, meio ambiente, educação e cultura e desenvolvimento sustentável.

Na área ambiental, a Mineração obteve diversas conquistas por meio do aprimoramento dos processos ambientais na Floresta Nacional Saracá-Taquera, onde mantém suas operações. Um exemplo disso é o programa de reabilitação de áreas lavradas, que já recuperou 5.271 hectares com a plantação de 10,3 milhões de mudas de 450 espécies arbóreas nativas da Amazônia. Além de parcerias para mitigar os impactos gerados na região minerada realizados em parceira com, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outros.


A preocupação da companhia com o desenvolvimento da região pode ser notada no seu quadro de funcionários, sendo 87% originários do Pará, 2% dos demais estados da Região Norte e 11% de outros estados.

O investimento se dá também por meio do desenvolvimento dos fornecedores locais. Desde 2004, a MRN é uma das mantenedoras do programa REDES, desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), que visa ajudar as empresas a se desenvolverem, oferecendo cursos e vendendo para a MRN e para outros consumidores da região seus produtos e serviços. O projeto já beneficiou 311 empreendimentos locais, com qualificação técnica. Além disso, o total de compras anuais realizadas pela companhia no estado é de cerca de R$ 166 milhões. Esse valor representa de 44% do total das compras efetuadas. E a participação de fornecedores da região deve aumentar a cada ano.

Fonte: Ascom/MRN

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço