Projeto de restauração do Museu João Fona será refeito
A previsão é que a partir de 2014, as obras de revitalização sejam iniciadas.
Santarém - Em 2009, Santarém foi contemplada com o Programa de Aceleração Do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Pelo projeto, o Centro Cultural João Fona (Museu de Santarém), deveria ser restaurado, mas quatro anos se passaram e o Museu continua com vários problemas na estrutura.
O prédio mal conservado apresenta problemas no piso, no forro, parte elétrica, portas quebradas e infiltração nas paredes. De acordo com a diretor do centro, Laurimar Leal, a última restauração foi feita em 2005. Ele destaca que os problemas são tão graves, que uma sala utilizada para exposições fixas, precisou ser interditada.
Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Santarém, a demora no início das obras acontece porque o projeto foi iniciado, mas não chegou a ser concluído, o que impossibilitou o repasse do recurso ao município: “Foi assinado um termo de cooperação entre o estado o IPHAN [ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e o município. O projeto não avançou muito. O projeto de viabilidade da execução da obra e agora a gente está refazendo esse projeto”, afirma o secretário Valdir Matias Júnior.
Com a aprovação do projeto, deverão ser repassados R$ 6 milhões para a restauração do Museu e todo o entorno do prédio: “Até o próximo dia 12 de abril, vamos entregar para o IPHAN esse projeto para que haja uma crítica e correção desse projeto. E a partir daí a gente apresentar esse projeto para a união para que a partir do PAC das Cidades Históricas a gente consiga o recurso de seis milhões de reais para a revitalização do Museu e do entorno, toda a Praça São Sebastião para que a gente execute as obras”, finaliza o secretário.
A previsão é que os trabalhos de restauração iniciem a partir de 2014.
Nenhum comentário
Postar um comentário