Breaking News

Startup leva sabores e tradições dos povos da Amazônia com sustentabilidade



A startup de bioeconomia Karú Amazon, focada na comercialização de peixes e molhos defumados, é uma das referências na apresentação de sabores, aromas e tradições dos povos tradicionais da Amazônia, incluindo extrativistas e ribeirinhos.

No catálogo de produtos comercializados estão o pirarucu e tambaqui, além de especiarias e molhos feitos como ingredientes naturais, como pimenta de cheiro e jambu. A técnica de defumação é baseada no processo milenar utilizado por muitas civilizações para conservar e dar sabor aos alimentos sem a utilização de conservantes artificiais.

“Nos processos tradicionais se usa madeiras como a macieira e de frutas cítricas, no caso da Karú é utilizada o Cumaru, madeira da região e já utilizada na culinária, conhecida como a baunilha brasileira ou amazônica. Isso resulta em um sabor diferenciado e marcante, proporcionando ao cliente uma experiência única e inesquecível”, explica Glauco.

Desenvolvimento sustentável

O sócio-proprietário da Karú Amazon explica que todas as matérias-primas adquiridas têm origem certificada ou autorizada. “Com relação ao pirarucu, nossa principal matéria-prima, sua origem é de área de manejo, ou seja, áreas protegidas e que são reservas sustentáveis”.

Com origem comprovada através de certificação, a produção da startup contribui com o desenvolvimento sustentável da região. “Temos esse compromisso. Apoiamos toda a cadeia produtiva, com a geração de renda aos povos produtores das nossas matérias primas”, afirma Glauco.

Somente com a aquisição feita junto à Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), uma das comunidades do Alto Juruá, o negócio impacta mais de 250 famílias de forma direta.   

Expansão

Funcionando atualmente em um espaço de 210 metros quadrados dentro do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) e contando com a parceria da Axcell Aceleradora de Negócios, a Karú Amazon tem seus produtos comercializados em Manaus nas redes de empórios, como o Pátio Gourmet, Yroyak e Empório Rodrigues, além de restaurantes.

A ideia é expandir os negócios e a participação da NaturalTech 2023 vem para contribuir com esse plano. “A Karú é em sua essência uma empresa disruptiva, então está no nosso DNA a inovação. Já iniciamos novas linhas de produtos, potencializando as nossas matérias-primas, ou seja, a Karú sempre irá surpreender”, afirma Glauco Louzeiro.

Fonte: Up Comunicação Inteligente

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço