Breaking News

PM define estratégia de combate à bandidagem no fim de ano


Uma das novidades é a utilização de Drone nas operações, visando melhorar a eficácia no planejamento, inteligência e abordagem.

Ten. Cel. Maués, Comandante do 3º BPM, detalha os trabalhos previstos para o período de festas.

A Polícia Militar do Estado do Pará, iniciou as atividades ostensivas com objetivo de garantir a segurança da população no período das festas de fim de ano. Em Santarém, a corporação conta com pelo menos 3 unidades, além do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), que tem à frente o Coronel Héldson Tomaso.

O trabalho articulado e integrado entre a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ª CIME), sob o comando do Major PM Wilton Magalhães; o 35º Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), comandado pela Ten. Cel. Cíntia Raquel e o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) que tem no comando o Ten. Cel. Aldemar Maués, que conversou com o jornalista Osvaldo de Andrade, âncora da TV Impacto, sobre a expectativa de atuação da PM no período natalino e de réveillon.


“A operação de final de ano é chamada de ‘Boas Festas’, onde a Polícia Militar reforça o policiamento nas áreas comerciais, desde o início do mês de dezembro. Em Santarém, fazemos com o efetivo do 3º BPM, mas com apoio do 35º BPM e da 2ª CIME. Nesse sentido a gente reforça o policiamento no centro comercial, para que os santarenos e visitantes que venham fazer suas compras de final do ano, tenham segurança e voltem para suas casas em segurança. Para isso a gente faz um reforço, diminuindo um pouco a folga do Policial, com uma jornada extraordinária, como se Estado comprasse a folga do policial e dessa forma a gente consegue aumentar o efetivo aqui. Além disso nosso policiamento ordinário também fica atento para área e fazendo recobrimento. Nessa hora, não é feito só o policiamento ostensivo a pé, mas de viaturas de quatro rodas e em viatura duas rodas”, disse o comandante.

NOVA ESTRUTURA NO CENTRO: O trabalho policial no Centro Comercial de Santarém, conta com uma nova estrutura, resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Com o espaço construído para abrigar os policias e fazer, futuramente o vídeo monitoramento, a população tem uma sensação de segurança maior.

“Foi uma vitória da Polícia Militar e da população em trazer novamente para cá para Praça da Matriz a sede do policiamento ostensivo do comércio, aqui para frente da Avenida Tapajós. Por que isso? Porque a PM é polícia ostensiva, tem de estar no local onde a população passa e veja o efetivo. Na Praça Rodrigo dos Santos, a população não tinha uma visão da nossa presença. A sede estava boa em termos de estrutura, porém escondida, ou seja, quem passava aqui na orla da cidade, aqui na avenida Tapajós não enxergava a PM e dessa forma, devolvendo a ostensividade, com certeza a gente já percebe uma redução nos índices. Com isso a população aqui se sentir mais segura. Os próprios Comerciantes elogiaram muito. Vale se frisar que foi uma parceria da Polícia Militar com as associações aqui do Comércio e Sindlojas. Então, essa parceria Público-Privada devolveu essa ostensividade para a PM e quem tem a ganhar é a população de Santarém”, explicou Maués.

Além de reforçar o policiamento no comércio, outras áreas da cidade serão alvo de operações. O oficial aproveitou o momento para orientar a população sobre os cuidados que deverão ser adotados com objetivo de evitar ser vítima dos bandidos. O alerta é que nunca se reaja quando for abordado pelos criminoso:

“A primeira recomendação é relacionada a residências. Temos de ter em mente dificultar ao máximo a vida dos criminosos. Dificultar ao máximo a possibilidade de alguém fazer um arrombamento, como muros mais altos, cerca elétrica, de preferência ter um cachorro no quintal. Porque é também um ponto que inibe bastante ação desses delituosos. Ter também grades reforçada, não grades que são fáceis de arrombar, porque a pessoa põe uma perna-manca, um pé-de-cabra ali e consegue arrombar essa grade. Tem estilos de grades que dificultam essa situação, sem deixar aquele espaço ali para se colocar essa perna-manca e manter e esse pé de cabra, e sempre que possível, deixar um vizinho de confiança que observe, e lhe avise qualquer problema, qualquer barulho, ligue 190, chame o auxílio da Polícia Militar, que com certeza nós iremos lá. Outra dica importante é para quem frequenta aqui o centro. As mulheres sempre têm de carregar sua bolsa na frente, sempre botar na frente. Não andar com dinheiro, não contar dinheiro em grandes quantidades em via pública. Não atender o telefone quando estiver em locais como, em parada de ônibus sozinho. Evitar ficar com o celular na mão, porque isso facilita também aqueles delinquentes que passam de moto e visualizam, observam que a vítima está sozinha e vêm para fazer o assalto. Então, esses detalhes aí são bons. A precaução é 90%, evitar que esses delinquentes. Santarém ainda é uma cidade, vamos dizer comparado com o restante do Brasil e do Estado do Pará, ainda tranquila. Mas é uma precaução também para quem gosta de ostentar muito aqueles cordões grossos de ouro pois isso chama atenção. Então, os delinquentes ficam monitorando essas pessoas também e na primeira oportunidade de vacilo eles vêm e atacam. Então é de bom alvitre que se evite hoje em dia mostrar suas joias. Ao não ser em determinado evento especial, mais seguro. O progresso traz também essa situação da violência, mas a PM está aí combatendo, vocês são provas disso. A gente trabalha de forma séria, de forma contínua incansável. Nossos policiais estão nas ruas, diuturnamente. Porém, se a população puder se prevenir se precaver e não se expor a gente agradece”, orientou o comandante.

AGRADECIMENTO À TROPA: O Ten. Cel. Maués aproveitou a oportunidade para agradecer à tropa pela dedicação em defesa da segurança pública.

“A gente aproveita oportunidade também de agradecer todo o trabalho no ano de 2018 dos Policiais Militares, todo empenho em um ano de muito trabalho, mas também muitas vitórias na PM, graças a Deus. A gente agradece o empenho de toda a tropa daqui do CPR 1, e também desejo um feliz Natal, um próspero ano novo para todos os policiais e seus familiares. Que 2019 seja um ano próspero, um ano de mais conquistas ainda e para população santarena da mesma forma. Que a gente nesse ano de 2019 consiga ainda mais estrutura, mais segurança mais saúde, mais educação. Tenho certeza que 2019 vai ser um ano muito bom para Santarém e para toda população santarena e obrigado à TV Impacto, ao grupo O Impacto por proporcionar essa abertura para a nossa corporação”, conclui. 

Drone é novo reforço da PM na luta contra o crime

“Um novo integrante da tropa”, assim o comandante do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), Coronel PM Héldson Tomaso, definiu a aquisição do Drone, que a partir desta semana fortalecerá o trabalho desenvolvido na segurança pública de Santarém e Região.

“É a Polícia Militar entrando numa nova era, uma era mais tecnológica. Esse equipamento irá ajudar muito, em diversas situações, as missões, operações, principalmente pela amplitude de visualização que a gente vai ter quando, por exemplo, colocar o policiamento numa ação, em uma determinada ação de operação, a gente vai ter como controlar os acessos, controlar o que temos na frente do policial militar, que está em deslocamento. Isso vai trazer mais segurança ao efetivo, consequentemente, levar um policiamento mais eficiente ao cidadão, que é objetivo disso tudo, principalmente, quando a gente traz uma melhoria como essa”, explicou Coronel Tomaso.

Um grupo de militares foram treinados e também serão multiplicadores na região, uma vez que o Drone também apoiará ações em outros municípios. Conforme o comandante do CPR-1, o treinamento teve duração de uma semana.

“Trouxemos o policial militar, Cabo Donato, ele possui certificação a nível nacional é o único que pode certificar no estado em termos de segurança pública, e veio até aqui com a gente para passar uma semana treinando esses policiais militares, que estão aqui para ser os multiplicadores na nossa região, ou seja, se precisamos, digamos, em Terra Santa, em Faro, de uma operação que precisa do equipamento a gente tem agora policiais certificados que vão até lá e vão nos ajudar nesse tipo de policiamento. Isso vai atender e muito, não só Santarém, mas volto a dizer, toda a nossa região, pois é item de fundamental importância, principalmente, para atuação do policial militar agora com mais segurança” destacou o oficial.

EXEMPLO DE ATUAÇÃO: Para o comandante Tomaso, o Drone terá uma utilização versátil dentro das estratégias de atuação, tanto a nível de planejamento, de inteligência e de abordagem.

“Por exemplo, uma impulsão em uma área de difícil, em uma área cheia de obstáculo, o policial militar não tem muita visualização de que tem a sua frente. Às vezes, nem chega a 100 metros de visualização. Com um equipamento como esse, com controlador que tiver fora no centro da operação, da operação em si, pode visualizar o que tem pela frente do policial militar e acioná-lo e avisar. – Olha, a tantas horas da tua direção tem uma pessoa escondida, ou então, -cuidado, a tantas horas tem uma família, tem criança e com isso a gente pode ter uma segurança maior para o policial militar, e ele pode dá uma resposta melhor ao cidadão durante a operação, evitando erros, conseguindo um maior número de acertos na hora de uma prisão e consequentemente também resguardar a sua integridade física.


Por: Edmundo Baía Junior

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço