Assistentes de voz: recursos oferecidos podem trazer vulnerabilidades à tona
Usuários em todo o mundo estão rapidamente adotando tecnologias de interface interativas entre os usuários (CUI), chatbots e assistentes como Siri, Alexa, Cortana e Assistente do Google.
Além disso, as casas também estão entrando na onda e ficando cada vez mais conectadas. Segundo estudo da Forbes, já existem mais de 8 milhões de dispositivos com comando de voz sendo utilizados pelos usuários domésticos e a expectativa é que a venda deste tipo de tecnologia seja cada vez maior.
Do analógico ao comando de voz
Lentamente estamos deixando os teclados para trás como o principal dispositivo de inserção de informações - para quê digitar se você pode usar sua voz para fazer uma pergunta ou emitir um comando?
Mas essa tecnologia levanta novos questionamentos sobre como os dados de voz podem ser manipulados e como esses dispositivos podem ser comprometidos. Há preocupações com relação à segurança, o que é natural, já que esses dispositivos inteligentes controlam certas funções domésticas. O fato de que os dispositivos podem ouvir conversas e potencialmente gravá-las também levanta sérios problemas de privacidade.
Mesmo empresas legítimas estão encontrando formas diferenciadas de explorar a sensibilidade de aparelhos ao som. Um exemplo disso inclui uma popular rede de fast food, que criou um anúncio que deliberadamente explorou assistentes de voz para acionar uma busca de definição para o seu produto. Foi uma exploração bem-sucedida dos recursos desses dispositivos e não foi algo ilegal.
No entanto, ocorreram incidentes nos quais esses dispositivos guardaram informações ou seguiram comandos sem querer. Apesar da consequência, em sua maioria, ter levado a consequências positivas, é algo que também pode apresentar desvantagens. Do lado do fabricante - eles podem coletar e armazenar dados, criando perfis de usuários que podem ser vulneráveis. E, é claro, sempre existe atacantes mal-intencionados que tentam explorar a tecnologia mais recente ou procurar novas maneiras de roubar dados pessoais.
Abaixo detalho as várias formas pelas quais os dispositivos podem ser comprometidos e também algumas práticas recomendadas para usuários e fabricantes. Essa tecnologia oferece praticidade e muitos outros benefícios para seus usuários, mas a segurança e privacidade são pontos cruciais para devices conectados à casa.
Atualmente existem soluções de segurança que protegem os dispositivos habilitados por voz, potencializando os recursos certos para proteger assistentes de voz inteligentes conectados à roteadores. Soluções de gateway que eliminar potenciais ameaças antes que estas acessem a casa.
Melhores práticas para...
...Usuários:
- Sempre use patches em seus dispositivos;
- Tenha uma senha wi-fi de alta complexidade;
- Limite seus gateways e tenha certeza que eles estão protegidos;
- Renomeie a assistente de voz;
- Altere os nomes padrão de seus dispositivos.
...Fabricantes:
- Assegure que o seu armazenamento em nuvem esteja seguro;
- Ofereça segurança consistente e suporte de patches;
- Permita aos clientes o controle dos dados pessoais deles mas deixe-os alertas sobre possíveis consequências para definir políticas;
- Garanta uma comunicação e transferência de dados seguras para fornecedores terceiros;
- Adicione recursos de autenticação para limitar o uso não-autorizado de dispositivos.
Igor Valoto - Pesquisador de Segurança e Ameaças da Trend Micro.
Fonte: Sofia Lebrón
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