Breaking News

Hospital Regional de Santarém recebe visita técnica do Hospital Moinhos de Vento


Cada vez mais, instituições de saúde de todo o mundo se dedicam a desenvolver estratégias que garantam a segurança do paciente e a qualificação da assistência em todas as etapas de atendimento. No Brasil, uma dessas ações é o projeto 'Paciente Seguro - Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente', do Ministério da Saúde. A iniciativa reúne 15 hospitais públicos e filantrópicos do País. Um deles é o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, referência em atendimento oncológico no oeste paraense.

Nesta semana, a unidade recebeu uma equipe técnica do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), para realização de diagnóstico e desenvolvimento de atividades voltadas para a melhoria dos processos assistenciais relacionados às metas de segurança do paciente. A instituição gaúcha é responsável pela coordenação do projeto nos hospitais selecionados.

Esta foi a segunda visita realizada pelos técnicos à unidade somente neste ano. Os temas abordados nesta etapa de acompanhamento foram os protocolos de Cirurgia Segura, Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, Comunicação Efetiva entre os Profissionais de Saúde, Prevenção de Lesão por Pressão e Prevenção de Quedas. Assim, a partir de uma lista de verificação, eram identificadas as práticas executadas com êxito e os pontos a serem melhorados. Todas essas ações serão monitoradas pela coordenação, por meio de indicadores, até o encerramento do projeto, previsto para o final de 2017. A intenção é que, até lá, essas 15 instituições sejam disseminadoras do Programa de Segurança do Paciente nas suas regiões.

De acordo com a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRBA, Veruska Ramalheiro, os profissionais da unidade estão engajados na iniciativa e o resultado positivo está aparecendo a cada etapa cumprida. 'Participar de um projeto como esse é de extrema relevância para o Hospital Regional de Santarém. Os colaboradores ganham novos aprendizados, pois estamos em contato direto com profissionais de um hospital muito respeitado no País, que é o Moinhos de Vento, e os pacientes são beneficiados com um serviço cada vez mais de qualidade e pautado na segurança assistencial', argumentou a administradora.

Pertencente ao Governo do Estado e administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é um estabelecimento de saúde especializado em casos de média e alta complexidades. É reconhecido nacionalmente como o melhor hospital público das regiões Norte e Nordeste e certificado pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 - Acreditado com Excelência.

Iniciativa

O projeto 'Paciente Seguro' é promovido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). As 15 unidades que participam da ação foram selecionadas com base na manifestação de interesse e critérios como vínculo com o SUS, localização geográfica, número e perfil de leitos e atividades prévias em qualidade, segurança e educação.

A iniciativa consiste em desenvolver metodologias e qualificar o processo educativo e formador nos hospitais para a implantação de estratégias que garantam a segurança do paciente nas instituições.

O projeto tem duração de um ano, período em que as instituições são orientadas sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente, Núcleo de Segurança do Paciente, Plano de Segurança do Paciente, protocolos e ferramentas para análise e gestão de risco.

Fonte: HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço