Semdetur faz visita à comunidade de Ponta de Pedras
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), da Prefeitura de Santarém, esteve na comunidade de Ponta de Pedras, onde reuniu com lideranças comunitárias, moradores e comerciantes locais. Foi a segunda reunião de trabalho sob o comando do secretário Valdir Matias Jr., que definiu que toda quinta-feira da semana, a SEMDETUR reunirá com os comunitários das localidades considerados atrativos turísticos do município. A primeira reunião foi em Alter do Chão.
O objetivo desses encontros é conferir in loco as dificuldades dos moradores, discutir demandas e mapear os potenciais desses lugares com a finalidade de melhorar a oferta turística de Santarém, gerando renda para os moradores, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Município, através do turismo.
Durante a reunião, a equipe da Secretaria apresentou sugestões sobre como a comunidade deve aproveitar suas potencialidades, transformando seus atrativos em produtos turísticos para que o turista possa adquirir esses produtos ou serviços e demande renda às mãos daqueles que vivem do turismo comunitário ou do turismo de natureza.
“A reunião em Ponta de Pedras foi bastante produtiva. Os moradores apresentaram suas demandas e a gente espera, através das ações da SEMDETUR, com o apoio de todas as Secretarias do Município, numa ação integrada da Prefeitura, poder fazer com que a comunidade cresça e se desenvolva através do turismo”, disse o secretário.
Os moradores pediram investimento em telefonia móvel, pois não há sinal de celular naquela comunidade. Também cobraram uma linha regular de ônibus, pois atualmente o coletivo só passa na segunda e na sexta-feira. “Se não tem uma linha regular, o turista não pode visitar a comunidade e nem visitar a praia durante os outros dias da semana”, lembrou Valdir Matias Jr., ressaltando ainda que partiu dos comunitários a solicitação para qualificação das pessoas, sobretudo dos jovens para melhorar o atendimento aos visitantes de Ponta de Pedras.
Além disso, os moradores pediram que a Prefeitura faça a iluminação da orla, ampliando a possibilidade de atender os turistas também durante à noite. “São questões ligadas ao turismo que nós iremos trabalhar e dentro das possibilidades do Município iniciar suas execuções”, finalizou o secretário.
Nenhum comentário
Postar um comentário