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O que é comunicação 360º?


Ver que o mundo está se tornando cada vez mais interconectado é muito fácil: é possível contatar uma pessoa do outro lado do globo através de um simples toque na tela do smartphone. Essa evolução nos meios de comunicação dita o avanço da tecnologia e determina qual deverá ser a postura adotada por qualquer setor que queira se manter competitivo e atualizado em relação a realidade.

A comunicação ocupa, hoje, lugar de destaque em qualquer reunião de planejamento. Se antes servia apenas para informar os usuários sobre determinados assuntos, agora ela guia as decisões internas e externas das empresas. Para esse fenômeno de interconectividade entre diferentes setores e serviços foi dado o nome de “Comunicação 360º”, e nós explicaremos um pouco mais sobre o assunto, esclarecendo seu impacto no relacionamento entre a empresa e seus clientes e nos seus processos internos.

Harmonizando os negócios
As empresas são, via de regra, divididas em vários departamentos. Tomemos como exemplo os departamentos financeiro, de vendas e de pessoal. Cada um tem suas obrigações e suas metas a serem cumpridas, portanto contam com estratégias distintas para objetivos distintos. No entanto, é possível que essas estratégias entrem em conflito em determinados pontos, gerando uma competição problemática dentro da empresa e prejudicando os negócios de maneira geral.

Dessa necessidade de maior integração surge a ideia de comunicação entre os setores, que harmoniza as decisões e cria um ambiente propício para avanços reais. Quando cada setor tem conhecimento sobre o funcionamento dos outros, ele poderá tomar decisões com base em informações mais sólidas e evitará problemas futuros. O mais.im é um serviço que oferece este tipo de compartilhamento de informações de maneira prática e dinâmica, garantindo que ninguém acabe dizendo “mas houve um mal-entendido!”

Empresa integrada, cliente satisfeito
O foco das comunicações se expandiu, mas nunca deixará de ser o cliente. Por isso, cada vez mais as grandes marcas se fazem presentes nas redes sociais, que é o local em que os usuários se encontram. Uma comunicação eficiente — dentro e fora da empresa — dá confiança ao usuário na hora de fazer sua escolha e se tornar um cliente fiel.

Com a integração das informações, a consequência é que o consumidor não tenha dificuldades em encontrar o que precisa e sinta tranquilidade na hora de finalizar algum tipo de negócio. Não há nada mais desagradável para alguém que busca um serviço ou um produto do que se deparar com uma empresa desorganizada e ficar sendo jogado de um setor para o outro em busca de informações. Portanto, este é um dos maiores benefícios de se investir em uma comunicação integrada e multiplataforma.

Mentalidade de cooperação
É claro que não basta simplesmente implantar um sistema de comunicação integrada e esperar que as coisas se ajeitem naturalmente. A comunicação 360º é muito mais uma questão de mentalidade cooperativa do que uma ação prática. É preciso incutir em cada setor que a integração entre eles gerará apenas resultados positivos e que a competição é, sim, saudável quando feita de maneira coletiva e sempre visando um objetivo comum: o sucesso da empresa.

A comunicação 360º é, dessa forma, a comunicação entre todos os eixos de um segmento. É o compartilhamento de informações comuns e a abertura do diálogo entre as diferentes frentes de ação dentro de uma empresa para que, colhidas ideias e estatísticas, o planejamento possa ser efetivo e contínuo.

E então, restou alguma dúvida sobre o que é comunicação 360º? Não deixe de compartilhar através do espaço de comentários!

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imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço