Brutal, devastador e desumano: é como a Comissão do Sistema Penal da OAB/PA descreve as penitenciárias do estado
“Brutal, devastador e desumano. Um cenário de total agressão aos direitos humanos. Esta é a situação dos presídios do estado do Pará.”
- Ivanilda Pontes
A Comissão do Sistema Penal da OAB/PA, liderada pela sua presidente – Ivanilda Pontes. Começou uma série de visitas aos presídios do estado. A agenda teve início nos dias (16) e (17) deste mês. No dia (16), foram vistoriados os Presídios Estaduais Metropolitanos I, II e III. Já no dia seguinte (17), foi a vez das Centrais de Triagens da: Cremação, São Brás, Marambaia e Cidade Nova.
Desde as últimas visitas realizadas pela comissão no ano passado, pouca coisa mudou. A situação é alarmante. Presos provisórios - esquecidos pela justiça, ambiente longe do ideal para um ser humano permanecer, comida insuficiente – sem preparo adequado para o consumo, saúde precária, higiene quase nula, estrutura dos presídios e Centrais de Triagem – caindo aos pedaços; sucateadas e superlotação. Além de denúncias feitas pelos detentos, de maus tratos e tortura. Essa é a realidade atual do sistema carcerário no estado.
Penitenciária Estadual Metropolitana I, II e III
Centrais de Triagens
“Um lugar desumano, que mais parecem pocilgas”. Está é a avaliação da Ouvidora Geral da OAB/PA, Ivanilda Pontes sobre as Centrais de Triagens em que a comitiva de advogados visitou no dia (17).
A situação de todas elas é semelhante. “Superlotação, problemas estruturais graves, celas insalubres –
sem ventilação alguma, higiene medieval, atendimento médico insuficiente, presos provisórios, presos com prisão preventiva – esquecidos pela justiça, denuncias de tortura, maus-tratos. Problemas constatados em todos os lugares em que a comitiva visitou.”, diz a presidente.
Concluímos também que "os direitos humanos, não estão sendo respeitados em nenhuma das instituições que visitamos. Tudo está muito longe de ser um ambiente favorável para um ser humano permanecer e se ressocializar.", conclui a Ouvidora Geral.
Ivanilda explica o que vai ser feito a partir de agora. "O próximo passo é reunir todos da comissão que estiveram envolvidos nessas inspeções. Colher os dados, e enviar ao Conselho Nacional Carcerário."
Próximas visitas
A comissão está cumprindo uma extensa programação de visitas carcerárias, que vão até o dia 6 de junho deste ano. A próxima visita será ao CDPI de Icoaraci e ao Centro de Progressão Provisório de Belém - CPPB no dia 12/05.
Fonte: OAB - PARÁ
Nenhum comentário
Postar um comentário