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4 comportamentos que devem ser evitados na empresa


Quando o assunto é ambiente de trabalho, a competência técnica é uma habilidade muito apreciada, tanto por recrutadores quanto pelos líderes dentro das empresas. Afinal, qual gestor não gosta de contar com membros altamente qualificados em sua equipe, capazes de enriquecer o trabalho com seu vasto conhecimento e experiências?

Mas engana-se quem pensa que a qualificação é a competência mais desejada pelas lideranças. Se no passado, as promoções costumavam ser direcionadas aos profissionais com esse perfil, no cenário atual as coisas são um pouco diferentes.

Muitos gestores entendem que na maioria das vezes, contar com profissionais capazes de lidar bem em situações adversas e que consigam auxiliar os colegas, atuando de maneira satisfatória em equipe, é mais vantajoso do que ter pessoas extremamente qualificadas, mas incapazes de atuar bem em grupo, agindo de forma autoritária, isolada ou egoísta.

No cenário atual, as relações interpessoais têm ganhado um papel estratégico, uma vez que estão intimamente ligadas à retenção de talentos. Por essa razão, é importante assumir uma boa postura dentro do ambiente de trabalho. Para te auxiliar, elaboramos o artigo de hoje listando os 4 principais comportamentos que devem ser evitados na empresa. Confira!

Descomprometimento

Dentre todos os comportamentos esse, certamente, está no topo da lista de demissões e deve ser evitado na empresa. O descomprometimento com o trabalho pode ser percebido de várias formas como os atrasos constantes e as faltas injustificadas.

Negligenciar tarefas demandadas pelos seus líderes, ignorar pedidos ou executar o trabalho com pouca atenção, cuidado e empenho também causam uma péssima impressão.

A comunicação interna das empresas, prevendo esse tipo de comportamento, devem investir em campanhas e comunicados lembrando que é de bom tom manter o comprometimento dentro do ambiente de trabalho.

Atitudes autoritárias

Aquele colega, ou mesmo gestor, que age de forma extremamente autoritária, como se estivesse comandando um pelotão de guerra também assume um comportamento que deve ser evitado nas empresas.

O cenário atual pede mais colaboração, já que muitas tarefas são executadas em grupo. Quem assume uma posição arrogante com seus pares não consegue reter a empatia dos mesmos, tornando o ambiente de trabalho extremamente inóspito. Fuja desse padrão.

Falta de bom senso

Outro comportamento que deve ser evitado na empresa, certamente, é a falta de bom senso. Aquele colega que “não se toca” e age como se a sala de trabalho fosse uma extensão da sua casa não é bem-visto pelo restante da equipe.

Portanto, tenha em mente que o ambiente de trabalho é um local comum a pessoas variadas, com personalidades diferentes, e deve ser respeitado sempre. Evite comer na sua mesa, já que a atitude pode atrair insetos, além de exalar cheiros que podem irritar os demais.

Evite também o uso excessivo de redes sociais e sites de entretenimento. Todos podemos ter alguns minutos de pausa entre uma atividade e outra, mas não é correto exagerar na dose e passar a tarde toda se distraindo, já que esse tipo de atitude vai impactar negativamente na sua produtividade.

Desrespeito com os colegas

Ser gentil não é sinônimo de entrar na intimidade dos colegas. Por isso, não seja indiscreto e não se envolva em assuntos pessoais de seus pares. Ao mesmo tempo, grosserias, palavras de baixo calão e indiferença são comportamentos que também devem ser evitados na empresa.

Faça uma autoavaliação e observe se você trata seus colegas com a dose de respeito que você gostaria de ser tratado. Para evitar que comportamentos como esses cresçam nas empresas, a comunicação interna deve adotar como medida fixa um manual de boas práticas, que deve ser entregue aos novos colaboradores e reforçado, periodicamente, por meio de campanhas de mobilização interna.

E você, se lembrou de algum outro comportamento que deva ser evitado no ambiente de trabalho? Compartilhe através dos comentários!

Fonte: Mais Comunicador

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