Breaking News

Santarém reúne comunicadores da Calha Norte e região para capacitação

Com o objetivo de potencializar as estratégias de preservação ambiental nas Unidades de Conservação da Calha Norte do Rio Amazonas por meio de chamadas e pequenos programas de rádio, será realizada entre 22 e 24 de agosto a Oficina Rádio Natureza Viva, que pretende capacitar comunicadores, radialistas e gestores da região da Calha Norte, além de veículos de longo alcance que cheguem até lá.

A oficina, realizada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio do Fundo Vale, terá início com a palestra aberta ao público sobre “A Conservação Ambiental nas Ondas do Rádio: desafios e perspectivas no maior conjunto de florestas protegidas do mundo”, da publicitária e jornalista Mara Régia Di Perna, formada pela UnB, que desde 1990 desenvolve projetos de capacitação para o uso do rádio no trato dos temas ligados à cidadania, com ênfase nas questões de gênero e meio ambiente. Há mais de 20 anos apresenta também o programa Natureza Viva pela Rádio Nacional da Amazônia.

Inicialmente concebido para durar apenas três anos, o programa consolidou-se como um canal de expressão para as lideranças amazônidas e é uma referência na promoção da educação ambiental. A experiência se ampliou com várias viagens de campo às comunidades e oficinas de comunicação também começam a ser sistematizadas para o uso do rádio no combate às queimadas e incêndios florestais na Amazônia, o que garantiu ao programa o Prêmio Towards 2000 e Prêmio Embrapa de Reportagem, em 1995, além do Troféu Gaia, em 1996.

“A oficina tem como objetivo preparar comunicadores para falar discutir em seus programas temas relacionados à preservação do meio ambiente, às Unidades de Conservação e aos direitos dos Povos da Floresta”, explica Jakeline Pereira pesquisadora do Imazon. Segundo ela, a programação visa também apresentar as áreas protegidas da Região da Calha Norte, para conscientizar seus moradores e vizinhos.

A ideia da oficina é criar spots e pequenos programas de rádio para potencializar as estratégias de preservação ambiental nas Unidades de Conservação da região. Seguindo o mote do Natureza Viva, que é falar sobre conservação ambiental com uma linguagem acessível, pretende-se divulgar para os moradores das UCs e suas adjacências informações relevantes para o conhecimento do território.

Serviço
Palestra: “A Conservação Ambiental nas Ondas do Rádio: desafios e perspectivas no maior conjunto de florestas protegidas do mundo”
Palestrante: Mara Régia Di Perna
Data: 22 de agosto de 2014
Hora: 18h30
Local: Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) - Rua Coaraci Nunes 3315 Caranaval (Auditório Principal)
Entrada franca
Realização: Imazon

Fonte: Imazon

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço