Santarenos reclamam de serviços de telefonia móvel
Mônica Rêgo é cliente há 10 anos, mas serviços são péssimos
Procon orienta clientes a prestarem queixa contra as operadoras. Santarém - Um problema que preocupa os clientes das operadoras de telefonia móvel de Santarém, oeste do Pará, está cada vez mais constante: a falta de sinal dos aparelhos celulares. O serviço prestado pelas empresas na região é motivo de constantes reclamações.
A estudante Mônica Rêgo é cliente de uma operadora há mais de 10 anos. Apesar do tempo e de pagar as faturas do celular sempre na data de vencimento, não recebe os serviços como deveria. A cada dia é um problema novo: falta sinal, a internet vive caindo e na hora de registrar uma reclamação, é preciso ter paciência. “Diariamente, há falta de rede. Debitações indevidas na minha conta, falta de internet são bem constantes. Quando se vai procurar um call center para reclamarmos, é difícil. Já cheguei a passar mais de 20 minutos tentando ser atendida”, reclama.
Em 2012, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 845 mil reclamações contra as operadoras de telefonia móvel, a maioria, por cobrança indevida, em todo o Brasil. Em Santarém, o que mais preocupa é a demora de atendimento a clientes e falhas de sinal.
“Tá havendo muito isso na cidade. Não sei o que falar nem o que fazer, pois nem um órgão atende a gente, mas se a gente reclama, é muita reclamação. Isso já faz uns cinco, sete anos”, afirma a estudante Euline Silva.
“Eu fui à loja e disseram que é problema na rede mesmo devido ao tempo de chuva e pra lá a gente liga e passa horas esperando. Falhas no envio de mensagens também. É triste”, alega a atendente, Larisse Santos.
“O meu celular só vive sem torre [sinal]. A gente quer ligar e eu não sei qual é o problema, pois pagamos direitinho”, afirma a revendedora, Jacira Cunha.
Apesar de todos os problemas com a operadora, Mônica e os amigos encontraram uma forma descontraída de encarar esta situação. “A gente diz que os punhos da rede da minha operadora devem estar todos puídos, porque não funciona nada”, brinca.
A operadora de telefonia móvel Vivo informou que age e trabalha diariamente para oferecer o melhor serviço e o melhor atendimento aos clientes. Boa parte dos investimentos é destinada a ampliação e modernização das redes da empresa. Em relação a Santarém, a operadora esclarece que a previsão é de instalar mais 10 estações rádio base para proporcionar maior capacidade para utilização dos serviços da empresa.
Ligações interrompidas
O advogado do Procon em Santarém, Wagner Colares, afirmou que, quando as ligações forem interrompidas, é direito do consumidor pagar por apenas uma ligação, caso ligue novamente em determinado espaço de tempo. “Se o consumidor fizer uma nova ligação em até 120 segundos, essa ligação será contada como apenas uma. Caso o consumidor, principalmente os que tem linha, que consegue visualizar na fatura deve ficar atento a isso”, informou.
Falha no sinal
Em caso dos aparelhos celulares apresentarem sinal em determinado ponto, mas em outro local este sinal falhar, o consumidor deve ficar atento a área de cobertura daquela operadora. “Se lhe falarem que a cobertura é em toda a cidade e você se deslocar de um bairro para o outro e o sinal não tiver em qualidade que você consiga realizar uma ligação, você deve reclamar primeiro para a operadora, pega o número de protocolo, que isso é muito importante. Se não resolver, você tem a possibilidade de reclamar diretamente para a Anatel ou diretamente ao Procon, que vai requerer a questão da obrigação de fazer o serviço com qualidade, conforme foi ofertado, ou a restituição do valor que você pagou pelos créditos ou a fatura que você pagou mas que não utilizou”, orientou.
O Procon em Santarém fica localizado na Avenida Borges Leal, nº 2558, bairro Aparecida. O número de telefone é 3523-8274.
Fonte: No Tapajos
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