Breaking News

Catadores de resíduos sólidos de Oriximiná serão contemplados com espaço para coleta seletiva

Foto: Jânio Oliveira/Ascom PMO

Com o galpão a Recicla Orixi poderá realizar a seleção e armazenamento dos resíduos que fomentam a cadeia produtiva da reciclagem em Oriximiná.

Um sonho antigo dos catadores de resíduos sólidos de Oriximiná está prestes a ser concretizado, tratasse do termo de cessão entre a Prefeitura Municipal de Oriximiná e a Associação dos Catadores e Catadoras de Recicláveis do Município de Oriximiná – Recicla Orixi, para uso de um galpão localizado na rua 24 de dezembro, na área central da cidade. A conquista de um espaço físico para as atividades da Recicla Orixi, associação fundada em agosto de 2017, surgiu a partir das ações do Programa Orixi Sustentável, e visa atender as exigências da Política Nacionais de Resíduos Sólidos (PNRS,  12305/2010).

“Esse galpão possui uma localização estratégica para a logística da atividade, encaminhamos ofício à Prefeitura e estávamos concorrendo com a Ufopa, e obtivemos a resposta da cessão provisória, em um prazo de um ano, tempo necessário para que sejam realizados levantamentos de áreas para a construção e implantação do aterro sanitário do município”, ressaltou Enamara Oliveira Brito – coordenadora do Orixi Sustentável.

Entre os objetivos propostos pelo Programa Orixi Sustentável estão o desenvolvimento de modelo para implementação do sistema de coleta seletiva com resíduos de logística reversa, (pilhas e baterias), e compostagem (resíduos orgânicos), apoio a organização da associação dos catadores de resíduos, que hoje ainda atua dentro da área do “lixão” e aplicabilidade do estudo da cadeia de Produção dos Recicláveis, o que agregará valor econômico aos resíduos coletados atualmente.

Foto: Jânio Oliveira/Ascom PMO

O termo de cessão entre Prefeitura e Recicla Orixi foi sinalizado em reunião entre representantes do Programa Orixi Sustentável dos quais fazem parte as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Educação, Finanças, Agricultura e Abastecimento, Administração, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Escola de Ensino Tecnológico do Estado do Pará, Conselho do Meio Ambiente, Associação Comercial e Empresarial de Oriximiná (ACEOR), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEDOP), Programa Territórios Sustentáveis, por meio do eixo Capital Social, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia.



Fonte: Martha Costa – Assessora de Comunicação da Ecam

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço